Militares de Mato Grosso do Sul ganham noite de homenagens na Alems

ALMS

O profissionalismo dos homens e mulheres que integram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul foi reconhecido na noite desta terça-feira (10) durante sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). No total, 40 pessoas foram agraciadas com a Medalha “Jair da Cruz Abreu Holsbach”, no evento proposto pelo vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e de Defesa Social, deputado Cabo Almi (PT).

“Isto é o mínimo que nós devemos fazer como legislador: recordar, reviver, enaltecer e levantar a autoestima daqueles que recebem a comenda, porque são profissionais muito cobrados e pouco reconhecidos, principalmente nos seus direitos”, afirmou o parlamentar que é o autor da Resolução 97/2013 que instituiu a medalha. Durante a homenagem, Cabo Almi relembrou a trajetória profissional do sargento Jair Holsbach com quem teve oportunidade de trabalhar. “Quando cheguei a essa Casa Legislativa, queria fazer algo para reconhecer aqueles que dão suas vidas pela população”, explicou o deputado.

Filho do sargento que dá nome à medalha, Anderson Leão Nogueira Holsbach agradeceu a homenagem feita ao militar falecido em 1989, vítima de acidente de trânsito no exercício da função. “Para nós é uma alegria muito grande, embora isso tudo culminou por causa de uma tragédia que mexe muito com a família ao lembrar. Mas somos muito gratos por pensar que tudo o que ele fez está sendo valorizado. Uma homenagem com o nome dele é forma de manter vivo aquilo que ele tanto fez. É um momento de emoção e honra”, destacou. Anderson também falou aos homenageados. “Quero parabenizar vocês que abdicam de tantas coisas em nome da nossa sociedade. Quando vejo vocês recebendo essa medalha, é uma forma de eternizar a memória do meu pai. Quero agradecer a essa Casa de Leis por essa homenagem”, afirmou

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Joilson Alves do Amaral, a honraria estimula os profissionais das corporações. “O trabalho das forças de Segurança Pública é muito desgastante e você ser reconhecido por esse trabalho é sempre muito importante para a profissão. É como se fosse um combustível para você se manter motivado e prestar um bom serviço à população”, ressaltou o militar que falou em nome dos homenageados. Além disso, o coronel destacou que o reconhecimento também reflete no comportamento dos militares. “Quem recebe a homenagem torna-se uma referência para os demais, isso gera uma corrente positiva internamente”, afirmou.

Também participaram da homenagem os deputados Lucas de Lima (Solidariedade); Marçal Filho (PSDB); Renato Câmara (MDB); Professor Rinaldo (PSDB); e Coronel David (PSL) – presidente da Comissão de Segurança Pública e de Defesa Social.

Foram homenageados os seguintes profissionais: Alexandre Barbosa da Silva; Arquimedes Leite de Andrade Sobrinho; Claudemir de Melo Domingos Braz; Edmar Soares da Silva; Gislomar Elias da Silva; Ivano Raulino; João Batista Paes Barbosa; José Custódio Vilela Furtado; Mário Sérgio Flores do Couto; Martha Paniagua Ramires Paço; Roberto Pereira Sanches; Rodrigo Nascimento Bonfim; Teófilo Gonçalves Rafael da Silva; Thiago Mônaco Marques; Wylliam Marques de Carvalho; Marcos Cezar Hobel Escanaichi; Humberto José Sepa de Matos Filho; Julio Cesar Teles  Arguelho; Magno Paulo Pereira Valente; Teodoro Caramalac Neto; Ademilson da Costa Rodrigues; Carlos Sebastião Matoso Braga; Vanessa Moreira de Araujo; Sidinei Barboza; Álasson Luiz Inácio de Alvarenga; Rildo da Silva Nazareti; Marcos Rodrigo Acosta da Silva; Maurício Pepino da Silva; Rogério de Oliveira Lusena; Paulo César de Almeida Santos; Eduardo Ferreira dos Santos; Wesler Ricardo Pracidelli; Elton Thaiwan Alves Antunes; Ana Rosa Torres Monteiro; Carla Rouledo Moretti Leite; Edmilson Lopes da Cunha; Joilson Alves Do Amaral; José Florêncio de Melo Irmão; Washington Luiz Maciel Pereira; e Roberto Santana de Souza.

Mais notícias