IFMS participa de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do Campus Coxim participam da competição que segue até sábado, 26, no Rio Grande do Sul. Equipe campeã será classificada para disputa internacional

Pela primeira vez, uma equipe formada por estudantes do Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul() participa da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A edição 2020 do evento está sendo realizada no município de Rio Grande (RS) e vai até sábado, 26, quando ocorre a premiação.

Os “Threadbots” –  José Henrique Cândido, Cássio Fontoura e Roberto Ajala, todos alunos do 6º semestre do curso técnico integrado em Informática – são alguns dos representantes do estado no nível 2 da competição (modalidade prática), destinado a estudantes de ensino médio. A equipe é orientada pelo professor Edilson Kubota.

Classificados na etapa estadual da OBR, realizada em agosto, na capital, os estudantes de Coxim competem com outras 49 equipes de todo o país, incluindo mais uma equipe de Mato Grosso do Sul, a “Hubble”, do Colégio Militar.

A equipe campeã representará o Brasil na etapa mundial da competição, a RoboCup Jr.

OBR – A olimpíada se baseia na simulação de um resgate de vítimas de uma tragédia feito por robôs autônomos. A pontuação é definida de acordo com os obstáculos superados e os trajetos realizados pelas máquinas. Após três rodadas classificatórias, as melhores equipes disputam a final da competição.

Após a classificação na etapa estadual da OBR 2020, a preparação da equipe do foi intensificada, inclusive com atividades no contraturno escolar.

“Estamos trabalhando desde o ano passado. Nossa expectativa é ficar entre as dez equipes que vão para a rodada final, fato que seria inédito para Mato Grosso do Sul”, reforça José Henrique.

Para o orientador, a participação em uma olimpíada nacional traz uma série de benefícios aos estudantes.

“Além da experiência nesse tipo de competição, a vinda para cá agrega conhecimentos culturais, pois eles estão visitando um lugar que não conheciam. Outro fator importante é o estímulo à capacidade de resolver problemas e encontrar soluções sob pressão, em diferentes ambientes”, destaca Kubota.

A equipe recebeu apoio financeiro do e da prefeitura de Coxim para o custeio das passagens, hospedagem e alimentação durante o evento.

Etapa Estadual – Pelo oitavo ano consecutivo o ficou em primeiro lugar na competição por equipes, o que garantiu a presença na etapa nacional. As outras vitórias foram obtidas pelos campi Ponta Porã (seis vezes) e Naviraí.

Neste ano, o conquistou ainda o terceiro lugar com a equipe Cetro NTC do Campus Ponta Porã, além dos prêmios Dedicação (Ponta Porã), Robustez (Dourados) e Design (Campo Grande).

Participaram da etapa estadual da competição 157 estudantes do , que competiram com outras escolas do estado.

OBR – Realizada anualmente, a competição busca estimular os estudantes às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição se destina a estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todo o país nas modalidades teórica e prática. Mais informações na página da OBR.

 

 

IFMS participa de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Mais notícias