Hospital faz captação de rins e córneas para pacientes de Campo Grande e SP

Procedimento foi feito nesta segunda-feira na Capital

Rins e córneas de doadores de órgãos foram captados nesta segunda-feira (2) em hospital para pacientes que estão na fila de espera para o transplante. Os órgãos serão para pacientes de Campo Grande e São Paulo.

O Hospital Unimed tem a autorização para fazer o procedimento e, em breve, poderá ser autorizada pela Vigilância Sanitária para realizar transplante renal. “É um procedimento de extrema importância para a toda a sociedade, visto que esta ação, com certeza, salvará ainda mais vidas”, explica o diretor técnico, Cezar Augusto Vendas Galhardo.

Para realizar a captação de órgãos e tecidos, o hospital conta com estrutura e comissão específica para viabilizar todo o processo de forma adequada e segura. O procedimento funciona em conjunto com a OPO/MS (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos) e a CET/MS (Central Estadual de Transplantes).

Para a coordenadora médica da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Unimed Campo Grande, Dra. Cássia Vedovatte, a captação representa ajuda na sociedade.

“Com certeza a captação e o transplante de órgãos representa uma mudança completa na vida do paciente, porque ele passará a ter mais qualidade de vida com o novo órgão recebido”, pontuou. Para ser doador de órgãos é muito importante manifestar o desejo de ser doador aos familiares, pois somente eles podem autorizar o procedimento.

Mais notícias