Grupos de voluntariado podem se cadastrar para atuar na UFMS

UFMS

Grupos religiosos, de apoio a inclusão social e de sustentabilidade que realizam atividades voluntárias, não remuneradas e de interesse social podem se cadastrar para atuar na UFMS. A oportunidade é destinada a coletivos que buscam contribuir para melhorias na instituição e na sociedade, e que reforçam a formação cidadã, integral e humana dos estudantes, além de promoverem o desenvolvimento sustentável do país.

Os objetivos da ação são promover o engajamento dos estudantes da Universidade em atividades voluntárias, para que dediquem parte do seu tempo livre a ações de cidadania; cadastrar grupos de voluntariado que ajam em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e fortalecer a prática de voluntariado e exercício da cidadania na Comunidade Universitária.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proaes), Ana Rita Filgueiras, a expectativa é colaborar com o desenvolvimento da instituição em vários aspectos. “Esperamos contribuir para a formação cidadã dos nossos estudantes, futuros profissionais que podem ter atitudes transformadoras no ambiente onde irão se inserir, desenvolver uma formação ética e responsável, contribuir para uma cultura institucional voltada à sustentabilidade socioambiental, contribuir para a sociedade em geral e melhorar a visão institucional perante a sociedade local e internacional”.

Os grupos que forem cadastrados receberão declaração de participação, emitido pela Proaes, por meio da apresentação do relatório de atividade semestral do grupo, entregue para a Divisão de Integração por e-mail até o dia 31 de janeiro de 2020.

Segundo Ana Rita, por meio do cadastramento dos grupos voluntariados busca-se conscientizar sobre ações que também tenham impacto para comunidade externa. “A UFMS estimula a participação dos estudantes em ações que melhorem a sociedade em geral, seja na sustentabilidade social ou ambiental.  O voluntariado pode atuar nos espaços junto à sociedade”, explica.

Os grupos também terão as ações divulgadas na recepção de calouros da UFMS do ano que vem e apoio para o desenvolvimento das atividades de voluntariado, por meio de divulgação.

Confira abaixo o edital completo. Informações e dúvidas podem ser obtidas na Divisão de Integração ou pelo e-mail [email protected]

Mais notícias