Publicidade

Gripe: Idosos e gestantes começam a ser vacinados nesta 2ª

Campanha termina dia 31 de maior

Começa nesta segunda-feira (22), a segunda etapa da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até este domingo (21), estavam sendo imunizados apenas gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) o objetivo deste ano é vacinar ao menos 90% do público-alvo, 795 mil pessoas. A campanha encerra no dia 31 de maio.

Nesta segunda fase, recebem a vacina os demais grupos prioritários, que são compostos por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Além desses, jovens de 12 a 21 anos, que estão sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também recebem a imunização.

Onde receber a vacina

Em Campo Grande, a imunização está disponível nas 78 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). De acordo com a Sesau, a pasta organiza estratégia para intensificar a imunização contra a gripe durante os fins de semana, somente nos CRS (Centros Regionais de Saúde).

Entre os dias 29 de abril e 5 de maio a Sesau manterá um “trailer de imunização” na Praça Ary Coelho, durante o horário comercial. Vale lembrar que no dia 4 de maio será o “Dia de Mobilização Nacional – Dia D”.

Vale lembrar que para receber a imunização, é preciso portar o Cartão Nacional de Saúde (Carteirinha do SUS), cédula de identificação e algum documento que comprove o grupo prioritário.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Educação), em 2018 a cobertura vacinal atingiu 92,68% do público alvo – 573.562 pessoas. O número superou a média nacional, que proporcionou imunização de 90,87% desta população.

Mais notícias