Governo sanciona mudança e ao invés de ‘divisão’ será usada ‘criação’ de MS

Ideia do autor da proposta foi reforçar nome do Estado, ainda confundido com o vizinho Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso do Sul sancionou o projeto que troca o verbo “divisão” por “criação” do Estado, comemorado em 11 de outubro. A lei, de autoria do deputado João Henrique Catan (PL), foi aprovada na Assembleia Legislativa no começo deste mês e sancionada nesta quinta-feira (17).

“Modifica o Anexo referente ao dia 11 de outubro, especificamente o quadro “Divisão do Estado de Mato Grosso”, passando a ter a seguinte redação “Criança do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Quando apresentou a medida, Catan alegou que Mato Grosso foi dividido e Mato Grosso do Sul criado em 1979. “Queremos trazer de volta um simbolismo cultural para todos os cidadãos. Muitas pessoas que visitam nosso Estado acabam sendo corrigidas ao dizerem ‘Mato Grosso’”.

Segundo o deputado, o sul-mato-grossense comemora a divisão do Estado e não a criação. “Fizemos o projeto para resgatar o civismo, a história de Mato Grosso do Sul nas escolas. Muitos alunos são sabem quem foi Guia Lopes, que originou o nome do município de Guia Lopes da Laguna, entre outras particularidades do Estado”.

Mais notícias