Funciona? Midiamax testou a internet grátis em postos de saúde de Campo Grande

Programa 'Conecta Campo Grande' foi lançado nesta terça-feira pela Prefeitura

Lançado nesta terça-feira (13), o ‘Conecta Campo Grande’ deve fornecer pontos de Wi-Fi gratuitos em unidades de saúde na Capital. A iniciativa que contempla UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRS (Centro Regional de Saúde) e Clínicas da Família já deveria estar disponível nesta quarta-feira (14), mas isso não aconteceu. A internet não funcionou e muitos dos pacientes nem sabiam da novidade.

Pacientes acreditam que internet vai ‘aliviar’ o estresse e o tédio da espera. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Na UPA Coronel Antonino, uma das principais da cidade, a rede até aparecia nos smartphones, mas a internet não estava disponível para o público. A paciente Juliana Costa passou quatro horas esperando na UPA e conta que o acesso à internet até poderia ‘aliviar’ o estresse causado pela demora.

“Eu nem tentei, não estava sabendo. Acho que vai ser interessante, às vezes você não tem crédito e precisa falar com alguém. Isso vai facilitar porque uma das principais maneiras de comunicar hoje em dia é com WhatsApp”, comenta.

Gilson acessava a internet pelo 4G, mas ficou animado com a ideia de usar o Wi-Fi gratuito. (Foto: Henrique Arakaki/ Midiamax)

Na CRS Tiradentes, a rede sequer aparecia nas opções de Wi-Fi, apesar de ser uma das unidades contempladas. Nos corredores, difícil é encontrar quem não esteja passando o tempo em conversas de WhatsApp ou observando as postagens nas redes sociais enquanto aguarda pelo atendimento médico. Entretanto, os pacientes disseram que não havia internet gratuita.

Gilson Struck era um dos usuários de redes sociais enquanto aguardava o atendimento. Ele espera que a rede comece a funcionar em breve e acredita que é uma boa ideia. “Eu só espero que funcione mesmo, que não seja só no papel”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, explicou que quem monitora a funcionalidade é a central da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e revelou que, em uma das unidades de saúde, o equipamento estava queimado. Confira a nota:

“A equipe de infraestrutura de redes da Agetec monitora a disponibilidade dos serviços do Conecta Campo Grande através de ferramenta de gestão, dessa forma, sendo reportado algum problema pelo sistema os nossos técnicos são enviados ao local para averiguação. No caso da UPA Cel Antonino notamos indisponibilidade e fomos até o local, ao chegar a funcionalidade não apresentava problemas. No CRS Tiradentes encontramos a fonte do equipamento queimada e já estamos procedendo à substituição. Alguns fatores podem cessar o fornecimento do acesso à internet, um deles é a falta de energia. Para amenizar esses problemas técnicos a SESAU – Secretaria de Saúde do Município, através do setor responsável que é a CGSTI, já está providenciando os equipamentos de nobreak para essas unidades”.

Na UPA Coronel Antonino, Wi-Fi estava disponível, mas não funcionou. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Wi-Fi em 16 pontos da cidade

O ‘Conecta Campo Grande’ distribuirá pontos de Wi-Fi gratuitos para a população em alguns locais da cidade. Em alguns pontos da cidade, como as UPAs da Moreninha e do Leblon, a Orla Ferroviária, Cidade do Natal e Praça Ary Coelho já é possível se conectar as redes para navegar na internet. Com o lançamento, a expansão das redes abrangerá as seguintes unidades de saúde:

  • UPAs da Universitária, do Vila Almeida, da Santa Mônica e do Coronel Antonino
  • CRSs do Aero Rancho, do Nova Bahia, da Coophavilla 2 e Tiradentes
  • Clínicas da Família do Iracy Coelho, Caiobá e Nova Lima

A Prefeitura também pretende instalar novas redes de internet nos parques, terminais de ônibus e na rua 14 de Julho, após o término das obras. Com 30 megas de internet dedicado, a população poderá utilizar por aproximadamente duas horas ininterruptas e após este período, o usuário precisará refazer o login para continuar tendo acesso ao Wi-Fi. Para instruir melhor o usuário, haverá placas informativas nos locais de acesso indicando o passo-a-passo de como se cadastrar na rede e posteriormente fazer o uso dela.

Mais notícias