Famosa entre políticos, festa Undokai entra no calendário oficial de Campo Grande

O evento anual é tradicional e conta com uma série de atividades de gincana com 23 provas esportivas que ocorrem ao longo do dia

Criada para aproximar gerações de ascendência japonesa, a festa Undokai vai entrar no calendário oficial de eventos de Campo Grande, após ser aprovado pelos vereadores nesta terça-feira (13). O evento é realizado anualmente, no primeiro domingo do mês de maio, pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, e costuma contar com presença de políticos do Estado.

Na edição de 2018, ano eleitoral, por exemplo, a festa reuniu Reinaldo Azambuja (PSDB), Marquinhos Trad (PSD), André Puccinelli (MDB), Pedro Chaves (PRB), Nelsinho Trad (PSD), Waldemir Moka (MDB), Fábio Trad (PSD), entre outros.

O Undokai é um evento tradicional da cultura japonesa, realizado pela comunidade local, aberta ao público em geral, onde acontecem várias atividades de entretenimento, incluindo gincanas, competições esportivas e barracas com pratos típicos da culinária japonesa e sul-mato-grossense, “proporcionando lazer durante todo o dia da festa”.

Atualmente, os undokais são realizados no Japão no mês de outubro, especialmente no dia 10, data em que se comemora o Dia dos Esportes. No Brasil, a atividade é realizada em maio, por causa do clima adequado, além de ser o mês dos meninos no Japão.

Os vereadores Ademir Santana (PDT) e João Rocha (PSDB) são os autores da proposta.

Mais notícias