Estiagem ou assoreamento: bancos de areia na Lagoa Itatiaia intrigam moradores

Prefeitura diz que manutenção dentro da lagoa será feita em breve

A situação da Lagoa Itatiaia está intrigando alguns moradores que, ou moram na região ou estão acostumados a passear nos finais de semana. O cenário atual não é um dos melhores, já que além do lixo espalhado entorno da lagoa, o nível da água está baixo e bancos de areia surgiram no local.

Acredita-se que a estiagem que predominou em Mato Grosso do Sul entre os meses de agosto e setembro, teria sido o principal ponto para a lagoa secar, porém, algumas pessoas acreditam que o local esteja em processo de assoreamento, em uma situação idêntica ao que aconteceu com o lago do Parque das Nações.

Seu Antônio aproveitou o dia para passar o tempo na beira da Lagoa. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

“Eu acredito que esteja assoreando, bem capaz que possa virar a mesma situação que virou o lago do Parque das Nações. Isso é o lazer das pessoas. Final de semana as famílias vêm para se divertir e se acabar a lagoa, não vamos ter aonde se divertir”, disse seu Antônio, de 48 anos e jardineiro.

Para que o assoreamento aconteça é necessário que vegetação às margens da lagoa seja retirada, fazendo com que areia e terra invadam a água. Essa situação, no entanto, não é a realidade da Lagoa Itatiaia, pelo menos em uma análise rápida da reportagem.

O Jornal Midiamax visitou a Lagoa Itatiaia na tarde desta segunda-feira (14). Foi possível encontrar lixo espalhado na praia que se criou devido à secura da lagoa. No trajeto, foi possível ver sacos, vidros, madeira, fiação e etc., tudo próximo a lagoa.

“É muita sujeira, peguei vários cacos de vidros evitando que meu filho se machuque na hora que for brincar”, comentou Caroline Benaglia, 32 anos e que mora há cinco meses na região. Ela costuma ir a lagoa a cada duas semanas, mas ficou espantada ao perceber o nível da água. A autônoma também sente falta de mais latas de lixos.

“A gente não vê latas de lixo pela lagoa. As pessoas já acostumam a jogar lixo e ainda não vemos latas, aí vira toda essa situação. A cada quadra ou calçada deveria ter uma lata de lixo”, argumentou Caroline.

Manutenção

Em contato com a Prefeitura, o paço municipal explicou que está sendo feita uma manutenção periódica na Lagoa Itatiaia como limpeza, poda das árvores, corte de grama e outros serviços. “Já está em andamento a limpeza no entorno da lagoa e nos próximos dias será feito o trabalho dentro da lagoa”.

Mais notícias