Com medo de virar ‘meme’ e perder prova, jovens chegam até 3h antes do Enem na Capital

Por morarem longe do local da prova, jovens resolveram se adiantar

As estudantes Ketilly Soares, de 18 anos, e Indayá Souza, de 17 anos, moram no Jardim Noroeste e decidiram chegar mais cedo neste domingo (03) para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Desde 9h elas aguardam pelo exame em frente à Uniderp, um dos locais com maior concentração de alunos. Elas explicam que a ansiedade e o medo de perder o horário pela distância e acabarem em uma foto virando ‘meme’ por conta do atraso motivaram a chegada ao local com tamanha antecedência.

Indayá conta que acordou cedo e resolveu já ir para o local de provas por conta da ansiedade. “Estudei muito o ano todo e fiquei com medo de perder a hora. Não ia ajudar ficar em casa e resolvi vir logo”. A estudante ainda tem dúvidas sobre cursar Jornalismo ou Psicologia.

Ketilly acabou conhecendo a outra estudante no ônibus, no deslocamento entre o Jardim Noroeste e o local de provas. “meu medo de atrasar é bem maior do que a preguiça de sair cedo de casa. Comi bem em casa e trouxe lanches, então consigo esperar até a hora da prova”. A jovem quer tentar Educação Física, Nutrição ou Fisioterapia.

No local, também já existe grande concentração de ambulantes vendendo água e várias pessoas aptas a orientar sobre os locais de prova.

Enem

Vale lembrar que os horários são diferentes nos estados do Brasil, já que a programação da prova segue o horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, os portões fecham às 12 horas.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Murillo Gameiro, lembra que é proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “Por isso, é importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”.

O Enem ocorrerá em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O Inep sugere que o participante conheça seu local de prova com antecedência. Em MS, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas começam às 12h30 e terminam às 18h.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Mais notícias