Com estoque baixo, Hemosul pede doações em Campo Grande e mais duas cidades

Unidade de Dourados estará aberta neste sábado (28)

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está convocando doadores de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas para contribuírem com o reabastecimento de bolsas de sangue principalmente dos tipos O+, O- e A-.

Em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, o Hemosul estará aberto neste sábado (28) para receber as doações. Já na Capital e em Três Lagoas o atendimento acontece normalmente das 7h às 12h, tanto para sangue quanto para cadastro de doador de medula.

De acordo com o Hemosul, atualmente Mato Grosso do Sul tem 278.371 doadores cadastrados, mas apenas 40% realização a doação regularmente.

O hemocentro é responsável pelo abastecimento dos hospitais públicos e privados em todo o Estado, por isso são importantes as doações de forma regular.

Vale lembrar que, em caso de cirurgias, os próprios familiares de amigos doam para auxiliar na manutenção do estoque.

Como doar sangue

Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal) e com peso mínimo de 55kg. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

Serviço

O Hemosul Coordenador fica localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro – Campo Grande/MS. Os telefones para contato são (67) 3312-1500 e 3312-1517.

Em Dourados a unidade está localizada na rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. Telefones (67) 3424-4192. E na cidade de Três Lagoas, os doadores podem ir até a rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos ou entrar em contato pelo telefone (67) 3522-7959 para mais informações. 

 

Mais notícias