Capital é pré-selecionada para receber R$ 78 milhões para mobilidade urbana

Se aprovado, recurso será utilizado para recapeamento de 34 km de corredores de ônibus

Campo Grande foi uma das seis capitais brasileiras pré-selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para pleitear financiamento de R$ 78 milhões, dentro do Programa Avançar Brasil. De acordo com o município, se aprovados, os recursos financiarão recapeamento e a implantação de 34 quilômetros de corredores do transporte coletivo na cidade.

Segundo a Prefeitura, a tentativa de captar os recursos ocorre desde 2018, quando a ingerência para liberação deste tipo de verba era do atualmente extinto Ministério das Cidades. Assim, desde o início do ano, o programa Avançar Brasil ficou a cargo do Ministério do Desenvolvimento Regional, com o qual a Prefeitura já se reuniu diversas vezes em 2019.

A resposta da pré-seleção veio na última quinta-feira (23), semanas depois do projeto ser novamente cadastrado no governo Federal. Além da Capital, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP) foram pré-habilitadas. O investimento total é previsto em R$ 525,8 milhões.

Corredores Sul e Norte

De acordo com a Prefeitura, os R$ 78 milhões serão investidos nos corredores Sul e Norte, que farão a interligação dos terminais Guaicurus/Morenão/General Osório e Nova Bahia. Os recursos também incluem implantação de sinalização e estações de pré-embarque.

Os recursos também possibilitariam executar obras de drenagem e recapeamento das avenidas Costa e Silva, Coronel Antonino, Mato Grosso, Cônsul Assaf Trad e as ruas Rui Barbosa, 25 de Dezembro e Alegrete – todas importantes corredores do transporte coletivo na Capital. As intervenções complementam obras já em execução, no corredor Sudoeste (Guia Lopes, Brilhante e Bandeirantes).

Segundo o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, o próximo passo será submeter os projetos à Caixa Econômica Federal, que vai dar o parecer final para a contratação dos recursos. Vencida esta etapa, a Prefeitura vai pedir autorização à Câmara e, em seguida, o contrato de financiamento poderá ser assinado.

A linha de financiamento do Avançar Cidades no âmbito do programa Pró-Transporte prevê juros de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. A contrapartida é de 5% do valor de investimento, com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento.

Em andamento

Os recursos do Avançar Cidades vão complementar os recursos do PAC Mobilidade Urbana, com R$ 110 milhões disponíveis desde 2012, que começou a ser executado pela atual gestão em 2017, com o recapeamento do corredor de ônibus Sudoeste (ruas Guia Lopes e Brilhante e avenidas Gunter Hans e Bandeirantes).

Deve ser licitado ainda este ano o recapeamento da Avenida Gunter Hans (trecho até o Terminal Aero Rancho) e da Gury Marques (entre o Terminal Guaicurus e a rotatória da Avenida Interlagos. Do corredor norte, já está em fase de licitação o primeiro trecho (Rua Bahia entre as avenidas Afonso Pena e Coronel Antonino).

O financiamento do Avançar Cidades será destinado ao recapeamento e implantação de trechos dos corredores Sul (Gury Marques e Rua Rui Barbosa) e Norte (Avenida Cônsul Assaf Trad, Avenida Coronel Antonino, Rua 25 de Dezembro, Rua Alegrete, Avenida Mato Grosso e Avenida Calógeras) que contavam com recursos do Orçamento Geral da União que acabaram contingenciados .

No corredor Sul, ligação entre os terminais Guaicurus e Morenão, que tem recursos assegurados do PAC Mobilidade para o recapeamento do trecho de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, o Avançar Cidade contempla a recuperação do asfalto na Rua Rui Barbosa (4,04 km). Do corredor Norte há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 km).

O trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 km da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento, será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e região do Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo na Avenida Rachid Neder e quando há chuva mais intensa, leva ao transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Corredores do transporte coletivo – 34 km

Avenida Mato Grosso – 4,8 km
Avenida Cônsul Assaf Trad – 10,52 km
Avenida Calógeras – 3 km
Avenida Costa e Silva – 4,37 km
Rua 25 de Dezembro – 2,07 km
Rua Alegrete – 1,87 km
Rui Barbosa – 4,04 km
Avenida Coronel Antonino – 4 km

(Com informações da assessoria)

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