Atendimento pelo WhatsApp pode ajudar na destinação de recursos, diz ouvidor da prefeitura

Atendimento acontecerá por mensagens no número (67) 98478-4349 e pelo site www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria

A prefeitura de Campo Grande lançou nesta quarta-feira (14) mais dois canais de atendimento à população na Ouvidoria-geral do município, um deles é um número de WhatsApp e o outro um chat no site oficial. Com os dados obtidos, a Ouvidoria também fará relatórios que podem designar setores que precisam de mais recursos.

Os novos canais se juntam aos anteriores, número 156 e telefones convencionais, além de registro presencial de reclamações, sugestões e até mesmo denúncias. Só para o 156, eram designados 11 servidores. O WhatsApp começa com três funcionários, enquanto o chat terá outros três trabalhadores, das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

“As respostas serão instantâneas. Se precisar resolver algo além do que a ouvidoria pode, aí sim usaremos o prazo máximo de 30 dias que existe por lei”, explica o ouvidor-geral, Antonio Ueno. “Hoje temos um índice de resolução de até 70% e queremos aumentar isso para até 80%”, frisa.

Ainda segundo o ouvidor, a demanda recebida durante o fim de semana será respondida já na segunda-feira. Os canais já estão em funcionamento e, desde que foram ao ar, foi percebido um aumento na demanda de 8 a 10% a cada 15 dias. Em dois anos e meio, Ueno revela que já foram atendidos mais de 150 mil solicitações.

“Recebemos, por exemplo, mensagens relativas ao Refis (Programa de Refinanciamento). Foram muitas com perguntas sobre o prazo, dúvidas sobre o procedimento e pedidos para prorrogação”, conta o ouvidor-geral.

Efeitos do atendimento

O prefeito Marquinhos Trad também comentou a importância do criação de um canal no WhatsApp para atendimento na ouvidoria. “Vai servir para aproximar a gestão da população e uma coisa vai ficar bem claro: não vamos pecar por omissão”.

Ele também exemplificou uma situação em que os novos canais podem auxiliar na gestão da cidade. “Se alguém tivesse avisado que estavam furtando os fios, poderíamos ter evitado aquele ato nefasto e contrário aos princípios de uma civilização normal”.

Além do lançamento do WhatsApp e do chat, também foi assinado o decreto e lançado a Carta de Serviços da prefeitura, sistema que poderá ser acessado online e que indicará, previamente, que órgão procurar para resolver determinadas situações.

O WhatsApp da ouvidoria é o (67) 98478-4349, enquanto pelo chat poderá ser acessado pelos cidadãos no site www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria. Além desses canais, o contribuinte pode ainda se comunicar pelo telefone (67) 3314-4639.

Mais notícias