67 semáforos foram instalados e 60 trocados em Campo Grande desde o ano passado

A modernização semafórica foi iniciada ano passado e a previsão é que sejam investidos R$ 2,2 milhões

Com mais dois semáforos, na Rua Julho e na Avenida Mato Grosso, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) completa a instalação semáforos em 67 cruzamentos em Campo Grande. Além do reforço na sinalização de trechos com tráfego intenso, a Agência também faz a substituição dos semáforos na área central da cidade. A sinalização já foi modernizada em 60 cruzamentos, com substituição da fiação, troca dos suportes, porta-foco, uso de lâmpadas de led e contagem de tempo para o pedestre.

Depois de concluído o serviço em 11 cruzamentos da José Antônio, o trabalho será feito nas ruas Sebastião Lima e na Avenida Eduardo Elias Zahran, onde os porta-focos, braços e colunas serão mantidos, mas haverá troca das lâmpadas de LED, fiação e instalados novos controladores, para viabilizar o sincronismo. Com isto, haverá fluidez ao tráfego com a chamada “onda verde”, com 50 km por hora de velocidade.

A etapa seguinte será implantação da rede de fibra óptica desde rotatória das ruas Ceará e Joaquim Murtinho (que será semaforizada), passando pela Zahran, até a confluência com a Avenida Calógeras. Numa etapa seguinte, a fibra óptica chegará a Agetran, onde será instalada uma central de monitoramento. Cada semáforo terá nobreak para garantir o funcionamento dos equipamentos mesmo em caso de pique de energia.

A central de monitoramento que vai permitir a regulação a distância e em tempo real do tempo “vermelho” e “verde”. A central será uma ferramenta fundamental para garantir agilidade na manutenção dos equipamentos com focos queimados ou funcionamento de forma intermitentes, por exemplo, situação que acaba gerando confusão nos cruzamentos.

A modernização semafórica foi iniciada ano passado pela Prefeitura de Campo Grande.  A previsão é que sejam investidos R$ 2,2 milhões, recursos do Programa Pró-Transporte, que prevê a substituição de 200 semáforos no quadrilátero formado pelas avenidas Fernando Côrrea da Costa, Ceará, Mato Grosso e Calógeras.

O projeto também contemplará as principais vias de acesso a todas as regiões da cidade, como Bandeirantes, Brilhante, Ernesto Geisel, Gury Marques, Costa e Silva, Cônsul Assaf Trad, Mascarenhas de Moraes, Euler de Azevedo, entre outras.

(com informações da PMCG)

Mais notícias