Um terço dos jovens brasileiros está fora do mercado de trabalho

8,4% da população em idade produtiva de Mato Grosso do Sul está desempregada

Um terço dos jovens brasileiros está fora do mercado de trabalhoA pesquisa PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira mostra que o desemprego em Mato Grosso do Sul atinge 8,4% da população em idade produtiva, um crescimento de 1,1% em relação ao último trimestre de 2017, quando o índice batia 7,3% da população.

A pesquisa mostra que um terço dos jovens brasileiros (18 – 24 anos) está desempregado. O índice vem aumentando: no último trimestre do ano passado 24% dos jovens estava fora do mercado de trabalho, no primeiro trimestre desse ano o índice saltou para 28,1%.

Com relação à raça, o PNAD mostra que 64,2% da população desocupada no país é de pessoas pretas ou pardas.

Com relação à escolaridade, os dados mostram que 37,9% das pessoas desocupadas possuem ensino médio completo, seguido por 24,6% das pessoas com ensino fundamental fundamental incompleto.

Os índices do trabalho informal também cresceram em Mato Grosso do Sul, a pesquisa revela um aumento de 14,9% do trabalho informal no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado.

O rendimento médio do trabalhador do estado se manteve estável, com uma média salarial de R$2.171.

 

Um terço dos jovens brasileiros está fora do mercado de trabalho
Mais notícias