Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Queda de granizo causa prejuízos em casas e lavouras no sul de MS

Pancada atingiu a cidade nesta manhã

A cidade de Antônio João – a 402 quilômetros de Campo Grande – registrou chuva com queda de granizo na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com informações de moradores, a pancada foi rápida, mas, suficiente para formar uma camada de gelo no solo.

Conforme a prefeitura da cidade, a chuva durou cerca de 10 minutos e o granizo provocou danos na cobertura de residências, comércios e nas lavouras de tomate. O valor dos prejuízos ainda está sendo levantado.

Foi realizada uma reunião com secretários municipais, Câmara Municipal e Defesa Civil. Segundo, Afrânio Marques, secretário de governo do Município, a força do granizo danificou plantações de tomate, principal produto da agricultura familiar.

Por meio de nota, o secretário informou que medidas emergenciais estão sendo discutidas e algumas já colocadas em execução.

Nossa secretaria de Assistência Social está trabalhando nas comunidades de baixa renda para identificar as necessidades. A Defesa Civil faz durante o dia de hoje levantamento sobre prejuízos causados em algumas casas, principalmente no que tange a cobertura.

A Saúde, também está de prontidão para atender nossos cidadãos, a Secretaria de Obras já reuniu sua equipe para fazer a limpeza geral da cidade e o nosso Departamento Jurídico está estudando junto com a administração a edição de um decreto de situação de emergência, já que serão necessárias aquisições de materiais”, destacou.

O município está na região com alerta para tempestades divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta com grau de severidade: Perigo Potencial é válido até a madrugada da quinta-feira (9).

O Inmet publica aviso iniciando em: 08/08/2018 09:40. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos“.

O aviso é válido para as áreas: leste sul-mato-grossense, sul e sudoeste sul-mato-grossense, Pantanal sul-mato-grossense, centro norte sul-mato-grossense.

Você pode gostar também