Publicidade

Diretores da Reme serão eleitos por voto nesta quinta-feira

Professores, funcionários administrativos, alunos e pais podem votar

Acontece nesta quinta-feira (29) as eleições para a escolha de diretores e diretores-adjuntos da Rede Municipal de Ensino (Reme). A eleição acontece nas 95 escolas da rede.

A comissão especial eleitoral, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já começou a entregar, nesta segunda-feira (27), as urnas aos representantes das comissões de cada escola. Ao todo serão entregues 384 urnas onde serão depositadas as cédulas. Cada escola receberá quatro urnas de lona destinadas a cada um dos segmentos que têm direito ao voto: professores, funcionários administrativos, alunos e pais.

Ao todo, 220 candidatos, incluindo os que já atuam como gestores na escola, estão participando do processo eleitoral, distribuídos em mais de 100 chapas.

“Com isso começaremos a organizar a transição do cargo nas unidades que tiverem novos gestores. Mesmo que o gestor eleito seja o antigo, ele entra em um novo processo, pois será exonerado no final de dezembro para ser nomeado no mês de janeiro, uma vez que agora ele foi eleito pelo voto da comunidade escolar”, explicou Alelis. Os candidatos podem realizar campanha até quarta-feira (28).

Votação

O pleito acontecerá na próxima quinta-feira (29), das 7 horas às 17h10, em todas as escolas da Reme. Nas unidades que têm aulas no período noturno, a eleição será encerrada uma hora antes do término previsto para o encerramento das aulas.

A lei n. 6.023, que institui a gestão democrática, foi sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad no dia 15 de junho. Todo o processo eleitoral está sendo organizado e fiscalizado pela comissão especial composta por servidores designados pela Secretaria Municipal de Educação e por um representante do Sindicato Campo-Grandense dos Servidores da Educação Pública (ACP).

Conforme a regra, nas unidades escolares com até setecentos alunos, será eleito somente o diretor e nas unidades com mais de setecentos alunos, serão eleitos o diretor e o diretor-adjunto.

Entre as pessoas que estarão aptas a votar estão os professores que estejam gozando de férias, afastados por licença de qualquer natureza e os que estão atuando como substitutos por mais de 60 dias. Já entre os alunos, poderão votas aqueles com idade mínima de dez anos. (Com informações CG Notícias)

Mais notícias