Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Confira dicas com tudo o que você precisa saber para fazer o Enem

Mais de 30 mil candidatos fazem a prova em Campo Grande

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado neste domingo (4) e os portões fecham às 12 horas em Mato Grosso do Sul. Mais de 30 mil candidatos devem fazer a prova só em Campo Grande, com toda essa concorrência, vale a pena se preparar antes, conhecer o local de prova e o trajeto para não pegar trânsito em cima da hora.

Além disso, os estudantes de vem se preparar no dia anterior, separar os documentos necessários, se alimentar bem e até dar uma breve revisada nos possíveis temas para a redação. O Jornal Midiamax selecionou uma série de dicas para quem vai fazer a prova neste domingo (4). Confira:

Abandone o café e se alimente bem

Na véspera da prova, é hora de abandonar o café e os energéticos em geral. O professor Antônio Pereira, coordenador do cursinho Pró-Enem UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ressalta que uma das dicas mais importantes neste período pré-prova é cuidar da saúde.

Segundo ele, os dias de beber muito café para conseguir estudar até tarde da noite devem ficar para trás. Além de não ser uma atitude eficaz, pode prejudicar o estudante. “Agora não adianta ficar até 3 horas da manhã estudando. É hora de descansar, tomar cuidado com o sono”, afirma. Além do sono, uma alimentação balanceada é importante.

Não chegue atrasado

Para quem ainda não sabe o local de prova, a dica é acessar o cartão de confirmação ainda neste sábado (3) para conferir. Não é recomendado deixar para o último dia, já que o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pode ficar sobrecarregado com o alto número de acesso dos estudantes.

Depois de descobrir o local de prova, é essencial que o aluno saiba o endereço e planeje o trajeto para evitar atrasos. Quem vai de ônibus também deve chegar mais cedo, além disso, o Consórcio Guaicurus anunciou que irá reforçar algumas linhas para o dia da prova. Confira aqui.

Também vale lembrar que o horário de verão inicia justamente neste domingo (4). Vale a pena acordar um pouco mais cedo e ficar atento se o horário foi alterado automaticamente.

Revise os temas para a redação

Um exame decisivo para quem pretende ingressar em uma universidade pública, o primeiro fim de semana de provas conta com questões de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação. Na véspera do exame, estudantes podem revisar alguns temas prováveis e ainda estudar esquemas para a redação.

O Jornal Midiamax conversou com professores dos colégios Nota 10, Dom Bosco, Refferencial e Raul Sans de Matos, que deram algumas pistas. Alguns temas em alta são: doenças erradicadas, preconceito linguístico, obesidade, fake news e bullying.

Na hora da prova, não se atrapalhe

A recomendação para os estudantes é de se organizar antes e na hora do exame. No dia anterior, a sugestão é deixar separados os materiais essenciais, como a caneta preta e o documento com foto.

Na hora da prova, organizar o tempo é a melhor estratégia. Segundo o professor Antônio, os alunos devem ficar atentos quando o fiscal avisa que a prova está prestes a acabar. “Quando falarem que falta pouco tempo, já comece a escrever a resposta no gabarito e deixe as questões que não sabe para depois”.

O que NÃO fazer durante a prova

Quem vai prestar o Enem deve saber que só pode iniciar a prova depois de ler as instruções e dada a autorização do aplicador. O candidato também não pode esquecer a caneta preta, caso contrário, a correção da prova estará impossibilitada.

Antes de entrar na sala de provas, o participante deverá guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o celular e equipamentos eletrônicos desligados. Não é permitido entrar na sala com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, sob pena de eliminação.

Quem perturbar a ordem no local de provas ou sair da sala sem a companhia de um fiscal é eliminado do exame. Além disso, é proibido ausentar-se da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início. Quem se recusar a passar pela revista e à coleta de dado biométrico também será eliminado do Enem.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...