Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Docentes da rede estadual concorrem ao ‘Prêmio Professores do Brasil’

 Iniciativa do Ministério da Educação 

Três professoras da rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul concorrem à etapa nacional da décima edição do Prêmio Professores do Brasil, isso, depois de vencerem respectivamente as etapas Estadual e Regional (Centro-Oeste) nas categorias Creche (Educação Infantil), Pré-escola (Educação Infantil) e Ensino Médio.

A professora Joyce Almeida de Sena, do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (Cei Zedu,) venceu na categoria Creche com o projeto “A Arte Colorindo a Educação Infantil no Cei Zedu”. Roberta Ortega Matheus, também do Cei Zedu, venceu na categoria Pré-escola com o projeto “Para Encontrar o Azul eu uso Pássaros” baseado na obra do poeta Manuel de Barros. 

Já a docente Luana Barbiero Vieira, da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados, ganhou as etapas Estadual e Regional na categoria Ensino Médio com o trabalho intitulado “Projeto Interdisciplinar Caminhos da Energia”.

De acordo com a diretora do Centro de Educação Infantil Cei Zedu, Carla Castro Rezende Diniz Brandão, os projetos nasceram em momentos de estudo e planejamento entre a equipes. “O planejamento é feito de forma coletiva e compartilhada, assim todas as salas levam as mesmas propostas de vivências adequando-as às suas especificidades. Toda semana, por três horas, a equipe se reúne apresenta os materiais necessários para que as turmas caminhem juntas no planejamento escolar”, explica Carla Brandão.

Segundo as coordenadoras pedagógicas, Márcia Cristina Yassunaka Chimenez e Jéssica Olivia Bento Barbosa, foram inscritos 10 trabalhos, cinco foram classificados na etapa estadual e dois premiados na etapa Regional (Centro-Oeste), agora todos aguardam ansiosos o resultado da etapa nacional.

O resultado do 10º Prêmio Professores do Brasil será divulgado no dia 18 de dezembro em São Paulo onde será realizada a premiação. Na etapa regional as educadoras receberão os prêmios de R$ 7 mil, uma viagem e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas. Na etapa nacional os prêmios são R$ 5 mil e troféu. Serão premiados seis profissionais nas seguintes categorias: Creche, Pré-escola, Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos, Ciclo de Alfabetização 4º e 5º anos, anos finais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio, além do prêmio destaque.
 

Prêmio Professores do Brasil

É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com outras instituições. O prêmio busca reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além de estimular a participação dos professores na implementação do ensino, assim como propõe divulgar e premiar o trabalho de professores que desenvolvem projetos com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula. Para a inscrição, nesta décima edição, o prêmio pediu aos professores que enviassem o relato do projeto que estava sendo inscrito. Os relatos dos vencedores podem ser acessados pelo endereço eletrônico: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/resultado/regional/centro-oeste.

Cei Zedu

CEI – José Eduardo Martins Jallad – Zedu está localizado no Parque dos Poderes no município de Campo Grande – MS e atende cerca de 400 crianças entre seis meses a 06 anos. A estrutura física possibilita aos professores desenvolver trabalhos em um espaço natural promovendo vivências com grama, terra, parques; e cheio de possibilidades de exploração e contato com a natureza. Todos os profissionais que estão em sala são formados em pedagogia ou áreas específicas, como Arte e Educação Física.

Você pode gostar também