Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Com pneumonia, idosa é internada e espera quase uma semana por vaga

Filha começou a buscar atendimento no dia 27 de novembro

Uma idosa de 71 anos diagnosticada com pneumonia e infecção urinária passou 6 dias internada na UPA (Unidade de Pronto Atedimento) Universitário, aguardando por uma vaga em algum hospital da Capital. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que uma vaga surgiu nesta segunda-feira (5) no hospital São Julião.

A professora Karyna Silva Martins, 31 anos, contou ao Jornal Midiamax que antes mesmo da internação, a busca por atendimento à mãe começou no dia 27 de novembro, quando a idosa começou a sentir falta de ar. “Eu chamei os bombeiros e eles levaram ela para a UPA do Leblon. Lá, o médico fez um raio-x e descartou problemas no pulmão dela, dizendo que estava limpo. Foi passado um soro e colocaram ela no oxigênio. Às 3 da manhã, disseram que podíamos ir embora, mas ela ainda estava com falta de ar”, conta.

Apesar do atendimento, a idosa voltou a passar mal no dia seguinte, com falta de ar e rejeitando qualquer tipo de alimentação. “Tudo que dávamos para ela, ela vomitava”, lembra.

Percebendo que o quadro dela não melhorava mesmo com os cuidados em casa, a professora voltou a acionar os bombeiros, que a levaram para a UPA Universitária. Na unidade, foi diagnosticado a infecção urinária no mesmo dia. 
Já a pneumonia foi informada para a família somente na sexta-feira (1º). Não houve um consenso entre os diagnósticos dos médicos plantonistas na ocasião, pois, o primeiro fez um raio-x na quarta-feira e descartou a possibilidade. Outro clínico, no entanto, informou que a falta de ar se dava pela pneumonia.

Por conta da situação, foi solicitado que a idosa fosse encaminhada para um hospital, através do Sisreg (Sistema de Regulação). Desde o dia 29, a mãe de Karyna aguardou na UPA, até surgir uma vaga, nesta terça-feira (5), no hospital São Julião.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Sesau informou que foi autorizada a transferência para a unidade e que dependia apenas do transporte até o São Julião.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...