Lideranças indígenas organizam ocupação da Funai contra a mudança de coordenadoria

Ocupação deve ocorrer na próxima segunda-feira (6)

Lideranças indígenas organizam uma manifestação para a próxima segunda-feira (6) em protesto contra a mudança da coordenadoria regional da Fundação, que teve seu coordenador, Evair Borges, destituído do cargo no fim de junho.

De acordo com o cacique Branco, liderança da região de Miranda, no fim da tarde de ontem, um documento foi enviado à coordenação regional afirmando, que logo que for autorizado o nome de Evair para a coordenação regional o servidor será nomeado para o cargo.

“Não acreditamos. Queremos um documento com a nomeação de Evair”, fala o cacique que ainda explica que a luta pelo nome de Evair se dá pelo fato de ser envolvido com as questões indígenas. “Já presenciamos muitos erros ocorridos em gestões anteriores, e não queremos mais políticos na coordenação”, ressalta Branco.

Segundo informações da liderança indígena em torno de 140 pessoas, dentre 43 caciques devem ocupar o prédio da , na segunda-feira. “Vamos ocupar e só iremos sair depois do documento colocando Evair como coordenador novamente da Fundação”, explica.

No dia 2 de junho, Evair Borges, teria sido nomeado como coordenador regional, depois de passar quase um ano como substituto da coordenadora Ana Beatriz Lisboa, que foi designada para ocupar cargo na , em Brasília. Mas, no fim do mês de junho uma nova portaria assinada pelo então presidente da Fundação, João Pedro Gonçalves da Costa, revogava a nomeação do servidor, causando revolta nas lideranças indígenas.

“Estamos tentando diálogo por vários meios de comunicação, mas ainda sem sucesso”, diz cacique Branco.

Em Mato Grosso do Sul a população indígena é de aproximadamente 80 mil, com três coordenações espalhadas pelo Estado, em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Sobre a coordenação de Campo Grande estão aproximadamente 37 mil indígenas de sete etnias, Terena, Kinikinaw, Kadiwéu, Guató, Atikun, Ofaié e Guarani.

Lideranças indígenas organizam ocupação da Funai contra a mudança de coordenadoria
Mais notícias