Brasil

Satélite brasileiro lançado há poucos dias pode estar ‘descontrolado’ no espaço

O satélite brasileiro Amazônia – 1, lançado no espeço no último domingo (28), já enfrenta problemas em sua curta vida espacial. Isso ocorre porque o objeto pode estar girando sem controle, segundo rastreadores de satélites nos Estados Unidos e na Itália. Os sinais foram detectados em um intervalo de sete horas entre uma aferição e […]

Gabriel Neves Publicado em 05/03/2021, às 11h54

Apesar do descontrole, o satélite Amazônia-1 pode voltar a ser estabilizado (Foto: Reprodução/INPE)
Apesar do descontrole, o satélite Amazônia-1 pode voltar a ser estabilizado (Foto: Reprodução/INPE) - Apesar do descontrole, o satélite Amazônia-1 pode voltar a ser estabilizado (Foto: Reprodução/INPE)

O satélite brasileiro Amazônia – 1, lançado no espeço no último domingo (28), já enfrenta problemas em sua curta vida espacial. Isso ocorre porque o objeto pode estar girando sem controle, segundo rastreadores de satélites nos Estados Unidos e na Itália.

Os sinais foram detectados em um intervalo de sete horas entre uma aferição e outra. As irregularidades de sinal são denominadas pelos cientistas como “captações intermitentes”.

Conforme publicado na Folha de S. Paulo, o primeiro alerta foi feito na terça-feira (2) e disponibilizado no perfil do Twitter do USA Satcom.

Até o momento, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espacial), que é responsável pelo Amazônia-1, não se pronunciou. Mesmo parecendo ‘descontrolado’ o satélite pode ser reorientado e voltar à estabilidade, conforme publicado pelo portal IstoÉ.

O satélite custou mais de R$ 380 milhões e está no espaço para monitorar o desmatamento da floresta amazônica.

Jornal Midiamax