Pazuello diz que vacinas contra corona devem chegar sábado no Brasil

O voo para buscá-las na Índia sai ainda nesta quarta-feira (13).

O ministro da Saúde, , disse nesta quarta-feira (13) que o avião para buscar as duas milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, do laboratório Serum na Índia, deve sair ainda hoje. E os primeiros imunizantes devem chegar no país no sábado (16).

No entanto, a vacina ainda não está liberada no Brasil e depende da aprovação da (Agência Nacional de ), que fará uma reunião no domingo (17) para determinar essa liberação. Porém, do dia 2 de fevereiro, a agência já aprovou um pedido da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para importação das duas milhões de doses da vacina.

Pazuello explicou que quer ter estar com o material pronto para distribuir e vacinar no país todo quando a tiver uma posição. “Quando nós tivermos a posição da , temos material para distribuir e teremos capacidade para vacinar no país todo”.

O voo para Munbai, na Índia, sairá nesta noite, às 23 h do aeroporto em (PE). A carga que será trazida é estimada em 15 toneladas e serão 15 horas de voo, com desembarque previsto no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 15 h.

de Oxford

O imunizante foi desenvolvido pela AstraZenexa, em parceria com a Universidade de Oxford. E em estudos realizados no Reino Unido, onde já está sendo aplicada, tem a eficácia de 70% a partir da aplicação da primeira dose e 80% na segunda. Os dados foram divulgados no dia 30 de dezembro, pela agência Reuters.

E o governo federal previu 15 milhões de dose compradas da vacina em janeiro e outras 15,2 em fevereiro.

Pazuello diz que vacinas contra corona devem chegar sábado no Brasil
Mais notícias