Brasil

Cristo Redentor começa a ser restaurado para comemorar seus 90 anos

O belo Cristo Redentor está sendo restaurado para o aniversário de 90 anos, comemorado em outubro deste ano, no Rio de Janeiro. “A estrutura externa, que fica exposta ao ar livre, vem sofrendo um processo de desgaste natural por conta do sol, da chuva, dos raios, as diferenças de temperatura”, explica Cristina Ventura, arquiteta responsável […]

Renata Fontoura Publicado em 27/03/2021, às 15h49

Cristina Ventura é a arquiteta responsável pelas obras - Foto: Carl de Souza | AFP
Cristina Ventura é a arquiteta responsável pelas obras - Foto: Carl de Souza | AFP - Cristina Ventura é a arquiteta responsável pelas obras - Foto: Carl de Souza | AFP

O belo Cristo Redentor está sendo restaurado para o aniversário de 90 anos, comemorado em outubro deste ano, no Rio de Janeiro.

“A estrutura externa, que fica exposta ao ar livre, vem sofrendo um processo de desgaste natural por conta do sol, da chuva, dos raios, as diferenças de temperatura”, explica Cristina Ventura, arquiteta responsável pelas obras.

Conforme publicado pela agência de notícias AFP,  a restauração para a data inclui uma radiografia meticulosa do estado de seu revestimento (feito com milhares de pequenas pedras triangulares cortadas manualmente), de sua armadura interna de ferro e das infiltrações de umidade em sua estrutura.

A gigante estátua está a 710 metros acima do nível do mar e é localizado no alto do morro do Corcovado. Cerca de dois milhões de visitantes o visitam anualmente, mas por conta da pandemia, o número tem reduzido.

A estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. Em 1973, foi declarado monumento histórico e em 2007, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Jornal Midiamax