Servidor da Casa Civil é terceiro presidente do Inep este ano

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes assume cargo após saídas de Elmer Coelho Vicenzi e Marcus Vinicius Rodrigues

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que é servidor público de carreira e atualmente estava na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República será o novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A informação foi confirmada pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (17). Lopes entra no lugar do delegado Elmer Coelho Vicenzi, que assumiu o cargo no dia 22 de abril deste ano e não tinha nem um mês à frente da autarquia.

De acordo com o Ministério da Educação, a saída de Vicenzi teria ocorrido a pedido, entretanto, há a especulação de que ele tenha sido demitido, assim como seu antecessor, Marcus Vinicius Rodrigues.

De acordo com o jornal O Globo, a exoneração ocorreu depois de um desentendimento com a Consultoria Jurídica do Inep, que desaconselhou o acesso por parte do MEC a dados pessoais de alunos para emissão de uma carteirinha estudantil, que o governo pretende lançar.

O novo presidente do Inep vem do mesmo órgão de origem do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele é formado em Engenharia Química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Direito pela UnB (Universidade de Brasília).

O Instituto é responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é aplicado desde a alfabetização até o ensino médio. A autarquia também faz os censos Escolar e da Educação Superior.

Mais notícias