Ex-aluno da UFMS deixa cargo do MEC em diretoria responsável pelo Enem 2019

Francisco Vieira Garonce ficou pouco mais de um mês como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep

Francisco Vieira Garonce foi exonerado, a pedido, do cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A diretoria é responsável pela aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A exoneração de Garonce está no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5), com validade retroativa a partir de 22 de maio. Com isso, o ex-aluno do curso de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ficou pouco mais de um mês no posto.

Antes de Francisco assumir, a diretoria ficou sem comando por quase um mês, desde o dia 27 de março, quando Paulo César Teixeira pediu demissão.

Garonce havia sido convidado para o posto pelo então presidente do Inep, Elmer Vicenzi, que também já saiu do cargo. Ambos atuavam no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) antes de serem convidados para os novos postos.

O atual presidente do Inep é Alexandre Lopes, 4º ocupante da função desde janeiro e o 3º nomeado na gestão Bolsonaro.

Ex-aluno da UFMS e militar

Doutor em Comunicação e Educação, Garonce é pesquisador associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB, Grupo Ábaco de Pesquisas em Tecnologias aplicadas à Educação, onde desenvolve plataformas educativas online.

Também é diretor de Educação da Empresa ELOS Educação e Comunicação Ltda e foi apresentador do quadro “Segurança é Aqui, com Garonce”, do programa semanal de TV Brasil Caminhoneiro, do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

Ele é educador graduado em Administração Pública pela Academia da Forca Aérea – AFA (1991) e jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1997). Possui cursos de extensão acadêmica em Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo pela Universidade Fundação Armando Álvares Penteado FAAP-SP (1995 a 1997), especialista em EAD pela Universidade de Brasília (2000), Mestre em Tecnologias na Educação pela Universidade de Brasília (2003), e possui Pós-Doutorado em E-Learning pelo Inter-American Defense College, National Defense University, Washington-DC, USA (2011).

Mais notícias