Alunos do 3º ano do Ensino Médio poderão fazer Enem de graça

Determinação vale apenas para estudantes da rede pública

Por determinação do Ministério da Educação e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os alunos que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública terão isenção da taxa de inscrição, mesmo se não tiver feito a solicitação no prazo regular.  A medida foi tomada por essa ter sido a primeira vez em que o pedido de isenção foi feito antes da inscrição, uma vez que até o ano passado os dois eram feitos no mesmo momento.

O período de inscrição segue até dia 18 de maio e os alunos beneficiados com a gratuidade não terão a Guia de Recolhimento da União, a qual será gerada apenas para os candidatos que tiveram a solicitação de isenção reprovada ou para quem não tem direito à gratuidade.

Mesmo aqueles candidatos que tiveram seus pedidos de isenção aprovados deverão fazer a inscrição o prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento, no valor de R$ 82.00, termina no dia 23 de maio.

De acordo com a Agência Brasil, as provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, e até às 10 horas desta quarta-feira (9), mais de 2 milhões de pessoas já tinham se inscrito na prova. As inscrições são realizadas somente pela internet, pelo portal do Inep.

Para efetuar a inscrição, o interessado deve apresentar o número do CPF e do documento de identidade. A senha cadastrada e o número de inscrição gerado servirão para que o candidato acompanhe a situação da inscrição e na consulta do Cartão de Confirmação.

Quando for fazer a inscrição o candidato deverá informar um e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, nos quais serão enviadas informações sobre o exame. Também deverá ser indicado o município onde o inscrito que quer realizar a prova e se ele fará a avaliação de língua estrangeira em inglês ou espanhol.

Com informações da Agência Brasil

Mais notícias