45% dos eleitores estão pessimistas com a eleição presidencial, revela Ibope

61% disseram não ter ‘nenhum interesse’

45% dos eleitores estão pessimistas com a eleição presidencial, revela Ibope
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Quase metade do eleitorado brasileiro (45% dos entrevistados) se diz ‘pessimista’ ou ‘muito pessimista’ com a eleição deste ano para presidente da República. De acordo com o Ibope, o elevado índice de pessimismo pode resultar em baixo interesse do eleitorado pelo pleito de outubro.

De acordo com o instituto de pesquisa, as mulheres se mostraram mais pessismistas que os homens com a corrida eleitoral. Entre as mulheres, 47% se declararam ‘mais pessimistas’ na pesquisa e apenas 18% dos eleitores do sexo feminino entrevistadas se disseram ‘otimistas’, conforme apurado pelo G1.

Já entre os homens, ainda mostrou a pesquisa, 43% se  disem “mais pessimistas”, face a 28% “otimista”. Ainda conforme o G1, o levantamento, realizado entre os dias 21 e 24 de junho, com 2 mil entrevistados, foi encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança na pesquisa, disse o portal, é de 95% e considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%, justificou o Ibope.

Voto

Apesar do pessimismo, de maneira geral, os entrevistados disseram acreditar nas eleições e na importância do voto para definir os rumos do país. Conforme o G1, o levantamento mostrou que a maioria dos eleitores avalia que as eleições de outubro podem melhorar o Brasil.

Entre os entrevistados pelo Ibope, 46% concorda que a eleição pode mudar o país para melhor, 24% concorda em parte, 20% discorda totalmente, 8% discorda em parte, 1% se mostrou indiferente e a mesma porcentagem não soube ou não quis responder.

 

45% dos eleitores estão pessimistas com a eleição presidencial, revela Ibope
Mais notícias