Le Blog Maria Antonia

Ser mãe é maior que as leis da natureza

Ser mãe é maior que as leis da natureza Essa frase de título é da autora norte-americana Barbara Kingsolver, mas vem de encontro com tudo o que pensamos sobre a mãe. Não quer dizer que ela mãe é capaz que mudar as leis da natureza, mas ela prova ao ver seu filhote em risco que […]

Maria Antonia Naegele Publicado em 10/05/2020, às 08h08

Foto : Reprodução
Foto : Reprodução - Foto : Reprodução

Ser mãe é maior que as leis da natureza

Essa frase de título é da autora norte-americana Barbara Kingsolver, mas vem de encontro com tudo o que pensamos sobre a mãe.

Não quer dizer que ela mãe é capaz que mudar as leis da natureza, mas ela prova ao ver seu filhote em risco que pouca coisa pode detê-la ou impedi-la. Mãe é um ser divino, que carrega uma força sem igual.

Há dúvidas que a mãe tem super-poderes?

Para começar, ela é capaz de desenvolver um, dois… nove seres completos dentro dela e produz um leite que é mais eficaz que qualquer suplemento alimentar. Consegue a façanha de sentir quando o filho está com fome, dor, frio, manhoso sem que ele emita nenhuma palavra. Ela prevê mudanças de tempo, cura machucados e feridas, seja no corpo físico ou aqueles lá da alma que já enfrentamos na fase adulta, tem o poder de consolo, de desatar nós de problemas até então sem solução, de reconhecer quando aquela amizade ou amor não fará bem para você. Ela é capaz de criar forças para realmente lutar por seus filhos, que muitas vezes já são adultos, mas precisam dela. Ela luta contra as injustiças cometidas com seus filhos, para conseguir o pão de cada dia, um atendimento médico ou vaga em uma escola, ainda que precise enfrentar a madrugada na fila de espera , luta por medicamentos, tratamentos, por justiça ou por inocência. Ela ajuda sem pensar. Se faltar para ela tudo bem, mas o filho precisa estar bem alimentado, bem arrumado, bem penteado e bem educado, tudo isso “é para o seu bem”. Poderia ser somente história da ficção, mas muitas mulheres também tiveram seus filhos tirados de seus braços e não puderam vê-los crescer. Somente a sensação de imaginar o desaparecimento de um filho já é capaz de deixar qualquer mãe com o coração aflito.

Falando em tragédias, o que falar sobre os casos em que há ordem inversa da vida?

Quanta força carrega uma mãe que perdeu seu filho? Que os viram partir ou que não puderam dar o último abraço nele? Força para continuar vivendo a cada dia, lutando e sorrindo, sem enlouquecer. Cicatrizes essas que só Deus pode enxergar e amenizar. Quanta coisa uma mulher que se torna mãe é capaz de fazer pelos seus filhos. Todas elas adquirem esse conjunto de super-poderes tão inacreditável, mas ainda assim continuam a serem únicas. Não adianta, podem existir milhões de mães no mundo, mas o melhor colo ainda vai ser o da “minha mãe”.

Ser mãe é maior que as leis da natureza
Foto : Reprodução
Jornal Midiamax