Alvo de operação, morador no Monte Castelo divulgava dados sigilosos do TJSP

Ele foi conduzido para a delegacia

Equipes da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e de São Paulo cumpriram mandado de busca e apreensão em um apartamento no Monte Castelo, na manhã desta terça-feira (17). O homem é acusado de acessar e divulgar dados sigilosos do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

O mandado foi cumprido após o suspeito ser identificado em ação conjunta da polícia de Presidente Bernardes (SP) com o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e Devir (Delegacia Virtual). Ele foi alvo da Operação Effusis, de combate ao cibercrime.

De acordo com a polícia, a Delegacia de Presidente Bernardes (SP) realizou uma complexa investigação de combate ao tráfico de drogas. Disso resultaram inúmeros documentos sigilosos, que foram inseridos ao sistema do TJSP em segredo de justiça. No entanto, parte destes documentos passaram a ser divulgados, até mesmo nas redes sociais.

Ação ocorreu em conjunto entre as polícias de MS e SP / Divulgação

Com isso, teve início a investigação, que resultou na identificação do suspeito, morador no Monte Castelo em Campo grande. Isso foi possível após individualizar o ponto de acesso em que foi feita a conexão à internet para download do arquivo sigiloso. A partir do endereço obtido e com as autorizações judiciais, as equipes fizeram busca no apartamento do suspeito, que foi encaminhado ao Dracco para esclarecimentos.

Responsável pelas investigações, o delegado Daniel Viudes ressaltou que, como um dos focos dos trabalhos é subsidiar a continuidade das investigações, a diligência alcançou o resultado esperado. A partir de agora, com a sequência dos trabalhos de inteligência policial, novas fases da operação serão desencadeadas.

A expressão latina “Effusis” que dá nome a operação, significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.

CorrupçãoCrime OrganizadoMato Grosso do SulPolícia CivilTráfico de Drogas