Confie em Deus sem vacilar!

Wilson Aquino*
Wilson Aquino

Nesses tempos difíceis de crise econômica mundial por conta do vírus que ainda provoca milhares de desempregos, deixando as pessoas, inclusive em casa, com os nervos à flor da pele, provocando estresse, desentendimentos, brigas e o aumento da violência doméstica, especialmente contra a mulher, mais do que nunca as pessoas precisam se conscientizar e recorrer à ajuda de Deus.

Alguém sabiamente já disse: “Se as coisas estão ruins, mesmo com Deus na vida das pessoas, imagine então como seria sem Ele”.

Testemunhos, estudos e pesquisas comprovam que vivem mais e muito melhor todos aqueles que reconhecem a existência e poder Dele, Senhor de todas as coisas, do Universo. E ainda melhor àqueles que têm fé e procuram seguir Seus mandamentos e ensinamentos, que estão estampados com extrema clareza, objetividade e beleza nas Escrituras Sagradas.

Não duvide! Acreditar e obedecer a Deus é mesmo um excelente “negócio”, não só para a vida daqueles que creem e obedecem, mas também a todos os seus. É o próprio Senhor quem garante isso quando afirma inúmeras vezes e de diferentes formas nas Escrituras, como em Atos (16:31): “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa”.

E como Ele é bondoso e misericordioso, deu a todos o livre arbítrio para que cada um decida seguir ou não seus mandamentos e ensinamentos.

Felizes aqueles que O seguem, pois enfrentarão sempre os obstáculos da vida de maneira segura, alegre e de cabeça erguida. Pois, sabem que não estão sós nesta longa jornada e que podem sempre ser orientados e abençoados.

Sua mensagem é cheia de promessa e esperança. Em Provérbios (3:5-6), por exemplo, Ele diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas”.

Observe, nesta escritura, duas admoestações, uma advertência e uma promessa gloriosa.

As duas admoestações: “Confia no Senhor de todo o teu coração” e “reconhece-O em todos os teus caminhos”.

A advertência: “Não te estribes (confies) no teu próprio entendimento”.

A promessa gloriosa: “E Ele endireitará as tuas veredas”.

Quando as provações que recebe não são consequências da sua desobediência, elas são provas de que o Senhor sente que você está preparado para crescer mais. Serão experiências que vão estimular seu crescimento, a compreensão das coisas e a compaixão.

Um amigo que buscava uma aproximação maior com o Senhor, perguntou: “Como reconheço e sigo a voz do Salvador quando as vozes do mundo são tão melodiosas e convincentes? ” Uma autoridade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias responde: Existem 3 maneiras para aumentar nosso conhecimento do Salvador e nossa confiança Nele:

1 – Banquetear com suas palavras – Pois elas iluminam nossa mente, nutrem nosso espírito, respondem às nossas perguntas, aumentam nossa confiança Nele e nos ajudam a firmar nossa vida Nele.

 

2 – Por meio da oração – Ao criarmos esse hábito, nos aproximamos mais Dele. Nos tornamos capazes de assegurar para nós mesmos e para as outras pessoas, as bênçãos que Ele está pronto para nos dar se apenas pedirmos com fé.

 

3 – Conhecer e confiar Nele quando servimos ao próximo – Quem nunca experimentou a grandiosidade espiritual quando estamos a serviço de nosso próximo? Este é o segundo grande mandamento Dele: Amar ao próximo como a ti mesmo.

 

Então é isso! A resposta para todas as orações, lamentações, choros, e tristezas, provocadas pelos mais variados motivos, começa com a consciência de que não há outro caminho para a salvação senão aquele que o leva a Deus. Em seguida, deve-se tomar a atitude de buscá-Lo ou de se aproximar mais Dele, no caso daqueles que já O conhecem.

O Senhor promete que todos podemos ser verdadeiramente felizes e plenamente prósperos e realizados, se trilharmos o Seu Caminho. E que promessa grandiosa quando Ele nos ensina: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Sl. 23:4).

Isto sim é, como já disse, ganhar força suficiente para enfrentar todos os problemas e desafios de cabeça erguida, seguros e alegres por termos dentro de nós e em nossa companhia, Deus.

 

*Jornalista e Professor

Crise EconômicaPodemosSalvadorSantosSigoViolência DomésticaWilson Aquino