Asteroide gigante passa ‘de raspão’ pela Terra nesta quarta-feira

Batizado de 2016 NF23, ele viaja a 32,4 mil quilômetros por hora

Um asteroide gigante, batizado de 2016 NF23 pela Nasa (Agência Espacial Norte-americana), se aproxima da Terra nesta quarta-feira (29).

O objeto rochoso tem um tamanho estimado entre 70 e 160 metros de largura, o que equivale a dois Boeings 747, ele viaja pelo espaço a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora. Apesar de chegar bem próximo, o asteroide ainda mantém uma distância de 4,9 milhões de quilômetros, isso equivale a 13 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua.

A Nasa classificou o asteroide como potencialmente perigoso, isso porque segundo seus estudos, qualquer objeto a menos de 7,4 milhões de km é considerado arriscado.

Mesmo com a classificação, o oficial de defesa planetária da Nasa, Lindley Johnson, afirmou em entrevista ao site space.com na última semana que “não existe absolutamente nenhuma preocupação sobre a passagem do 2016 NF23”.

Ainda na entrevista Johnson relatou que apesar da classificação com relação à distância, “não há nada de perigoso para o planeta”.

Trajetória que o asteroide deve seguir de acordo com a Nasa (Foto:Divulgação/Nasa)

 

Asteroidenasa