Com ‘causos’ e viola caipira, espetáculo conta a vida na roça

Os personagens Dona Jô e Nhô Paulo são dois apaixonados pelo imaginário popular brasileiro e esperam o público sentados num terreiro de casa na roça. Desfiam um novelo de causos, entremeados por canções e ponteados de viola. Com um arremedando o outro, a dupla conta sobre a vida na roça.

Esse é o enredo do espetáculo “Imagina Só”, que será apresentado pelo projeto Arte da Palavras, no próximo dia 17 de julho, às 19h, na sala de audiovisual do Sesc Cultura, em Campo Grande. A apresentação tem classificação livre e entrada gratuita.

Apresentada pelos contadores e artistas Paulo Freire e Josiane Geroldi, a peça integra o Circuito Oralidades. “Imagina Só” é um convite para fechar os olhos e se sentir no voo dos papagaios, desde as Veredas do Urucuia até as barrancas do Rio Uruguai.

De acordo com o Sesc Cultura, nesta etapa do Arte da Palavra a proposta é abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

Elenco

Paulo Freire é contador de causos e violeiro. Tem 10 CDs gravados, entre eles Rio Abaixo (Prêmio SHARP- 1995), Redemoinho e Alto Grande. Publicou 7 livros, entre romances, livro de causos e biografia.

Josiane Geroldi também é contadora de histórias, atriz e educadora. É a fundadora da Cia ContaCausos – Pesquisa e Contação de Histórias, voltada para montagem de espetáculos pautados em contos populares. No ano passado estreou o espetáculo Imagina Só!, ao lado do violeiro e contador de causos Paulo Freire.

Até novembro, o circuito de 2018 do Arte da Palavra terá 24 ações em todas as cadeias da literatura, trazendo autores de todas as regiões do País, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária que se dá a partir dos debates que trarão nomes de peso da literatura contemporânea nacional.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270.