Como se sentir mais seguro em casa durante a quarentena

Mesmo seguindo todas as recomendações de saúde e mantendo a quarentena, acabamos ficando com medo de, em um pequeno descuido, contrair o novo coronavírus e anular todo o nosso tempo em isolamento. O governo estadual já anunciou que, ainda que o Mato Grosso do Sul tenha poucos casos no momento, a situação poderá piorar em breve. Portanto, todo cuidado é pouco.

A higiene é o fator crucial para manter a sua casa longe do vírus. Então, tome muito cuidado quando precisar sair de casa. Ao chegar, deixe todos os pertences que você levou do lado de fora e higienize-os com álcool antes de colocá-los para dentro. Tire também os sapatos e tome um banho o mais rápido possível, sempre lavando também os cabelos. Se você não seguir essas orientações, poderá trazer o vírus em algum objeto e espalhá-lo pela casa.

Se você ou alguém que mora com você é obrigado a sair de casa todos os dias para trabalhar, é importantíssimo realizar uma limpeza vasta na casa pelo menos uma vez por semana. Mesmo que os números da Covid-19 ainda não estejam tão alarmantes na região, é essencial tomar esses cuidados, já que os números sempre estão atrasados em relação à situação real e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Fique atento a qualquer sinal que o seu corpo dá. As preocupações ficam muito grandes durante uma pandemia como a que estamos vivendo e atualmente é muito comum ter medo de ir ao médico por conta de qualquer sintoma. Para isso, você pode ter alguns equipamentos que permitem uma checagem rápida dentro de casa, como o termômetro, o medidor de pressão sanguínea e o oxímetro, aparelho que mede o nível de oxigênio em seu sangue.

Cuidados necessários

Mesmo que isso soe desagradável, evite receber visitas. Caso alguém se convide para ir até a sua casa, recuse e explique a situação. Muitas pessoas não estão tomando os cuidados necessários, então uma simples e rápida visitinha poderá estragar o seu isolamento.

Tome muito cuidado até com ações que parecem menos perigosas. Muitas pessoas estão fazendo pedidos em casa para não sair às ruas. Lembrando que ao receber compras em casa ou pegar pedidos por delivery, é importante fazer os mesmos procedimentos de quando sai de casa. Limpe bem todos os itens e, caso precise ter contato com os entregadores, use máscara.

Durante a quarentena, evite objetos que possam acumular sujeira em sua casa, como tapetes, mantas e outras coisas do tipo. Quanto menos locais de acumulação de partículas em casa, mais seguros permaneceremos.

A nossa segurança na quarentena não passa apenas por questões físicas. É imprescindível manter a saúde mental em dia. Caso contrário, podemos passar por situações de pânico exagerado por causa da pandemia, aumentando a sensação de insegurança e impotência. Para evitar esse tipo de episódio, tente relaxar sempre que possível. Se necessário, afaste-se das notícias ruins e dê um tempo para a sua cabeça, aproveitando momentos de lazer com jogos, filmes, programas, culinária ou outros hobbies saudáveis.

coronavíruscuidadosisolamento