13 filmes de terror clássicos e assustadores para entrar no clima da Sexta 13

Confira a lista de filmes, se tiver coragem, abaixo

Uma das raras ocasiões do ano é quando ocasionalmente a sexta-feira cai no 13º dia do mês. O sinal de que o dia seria propício para o azar e maus agouros mas apesar disso, a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.

Existem algumas versões que justificam a má fama da data, uma delas ligada ao cristianismo. Em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

A tradição cristã ainda une o fato de seu líder ter morrido em uma sexta-feira ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo. A imperfeição do número 13 também está ligada às inúmeras referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos), sendo assim, o número 13 destoaria do projeto de Deus.

Não saindo do pensamento cristão, há uma linha teórica que afirma que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira e que Caim teria matado Abel nesse mesmo dia da semana.

Confira 13 filmes de terror mais assustadores para ficar em casa longe do azar:

Sexta-Feira 13

 

Sexta-Feira 13 é outra série de filmes de terror que fez e faz muito sucesso, já contando com 12 filmes ao todo, sendo o primeiro de 1980 e contando a história de Jason Voorhess, um assassino em série.

Os filmes fizeram tanto sucesso que deram origem também a uma série televisiva e a dois jogos de terror que até hoje fazem sucesso entre os fãs. É muito terror e muito sangue, ou seja, diversão garantida!

O Exorcista 

O Exorcista, o clássico dos filmes de terror, lançado em 1973, até hoje deixa quem assiste com muito medo. Ele serviu como inspiração para vários outros filmes e séries posteriores e foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme.

O filme é baseado em um artigo de jornal publicado na década de 40 e que contava sobre um menino que ficou preso nas garras do diabo. Horripilante, não é mesmo?

It: a coisa

Um grupo de 7 adolescentes de uma cidade do Maine, formam o auto-intitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes dos seus corpos. É aí que os integrantes do “Losers Club” precisam ficar de frente com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

Pode parecer um pouco com Stranger Things, uma série da Netflix, mas na realidade é a própria série que parece com It: a coisa, já que o filme na realidade teve outra versão em 1990 e ambos os filmes são baseados em um livro homônimo do famoso autor de terror Stephen King.

O filme bateu o recorde de filme de terror mais visto de todos os tempos, sendo também aclamado como uma das melhores adaptações de King.

O Chamado

O filme da famosa personagem de terror, Samara, assustou muitas pessoas que com certeza evitaram assistir fitas VHS e atender números desconhecidos no telefone. O Chamado foi uma adaptação de um filme japonês, Ringu, que por sua vez era uma adaptação do romance de Koji Susuki.

Apesar de algumas críticas negativas sobre ter um roteiro um pouco solto, o filme é referência dentre os filmes de terror tanto para diretores, como para o público.

Invocação do Mal

Baseado em fatos reais, Invocação do Mal conta a história de uma família que se mudou para uma casa amaldiçoada por uma suposta bruxa, esta que sacrificou seu filho com uma semana de idade ao diabo.

O mais assustador é que a produção do filme conta que durante as gravações ocorreram diversos fatos estranhos, como um cachorro que não parava de encarar um canto vazio e latir agressivamente, e só parou quando seguiu com sua cabeça algo se movendo no quarto, apesar de ninguém ter visto nada. É de arrepiar, não é?

Horror em Amityville

Apesar de contar uma história clichê, o filme Horror em Amityville é baseado em uma história real de uma família que se muda para uma casa onde tinha ocorrido o assassinato de outra família pelo próprio filho. A nova família, que viveu na casa por 28 dias, relatou fatos realmente bizarros e dignos de uma casa amaldiçoada.

Difícil acreditar que aconteceu de verdade, mas o filme fez muito sucesso e acabou se tornando um clássico. Tanto que em 2005, foi feito um remake do original, mas que não fez nem de longe o mesmo sucesso.

O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror independente de 1974 e de baixo orçamento. Por ter muitas cenas de violência, o filme foi banido em vários países e deixado de ser exibido em vários países.

Apesar disso, o filme arrecadou mais de 30 milhões de dólares nas bilheterias e ganhou reputação como um dos melhores filmes de terror da história do cinema. Este filme gerou e inspirou diversas técnicas do gênero de terror e é referência até hoje!

Bruxa de Blair

O filme conta a história de 3 estudantes de cinema que para concluir seu curso precisam apresentar um projeto, que no caso é um documentário sobre a Bruxa de Blair. A produção foi exemplo e pioneira no estilo Found Footage, que simula um documentário filmado pelos próprios atores.

O filme foi recordista absoluto em lucro, já que a produção gastou apenas 50 mil dólares e arrecadou 249 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

Uma curiosidade é que a produção investiu pesado no marketing, inventando toda uma história para que as pessoas acreditassem que a história era real. Na época, foi lançado até mesmo um site que contava toda a lenda da Bruxa e fazia com que as pessoas realmente acreditassem.

Outro fato interessante é que durante as filmagens, os atores foram deixados na floresta por vários dias, sem muitas orientações. A produção ficava escondida na floresta e só se comunicava com os atores via bilhetes. Isso deu um caráter muito verdadeiro ao filme e talvez seja isso que assusta tanto.

A Autópsia

Um corpo, dois legistas e uma autópsia para descobrir a causa da morte de uma mulher desconhecida. Esse é o enredo de A Autópsia, um filme para lá de assustador e que realmente causa arrepio na espinha.

Apesar da tentativa de inovar no terror, algumas vezes o filme usa recursos um pouco batidos e talvez por isso não tenha feito tanto sucesso. Mas, caso você esteja procurando um terror um pouco diferente, vale a pena!

Annabelle

Considerado um spin off de Invocação do Mal, o filme dá espaço para que a história da boneca do mal seja contada adequadamente. Em Annabelle, um casal se prepara para a chegada da sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita demoníaca, o casal é violentamente atacado e a boneca se torna recipiente de uma entidade do mal.

Assim como Invocação do Mal, que deu origem ao filme, Annabelle é baseado em fatos reais!

Jogos Mortais

Jogos Mortais é um filme independente de terror e suspense de 2004 e devido ao seu grande sucesso acabou tornando-se uma franquia, que já soma um curta metragem e sete longas.

A série conta a história de um doente terminal que rapta pessoas e coloca-as em armadilhas para testá-las. As vítimas quase sempre são escolhidas por terem uma vida errada e geralmente possuem uma ligação entre si.

O primeiro filme foi feito com um orçamento muito reduzido e teve apenas 18 dias de gravações, mas o terror que causou nas pessoas foi bem real, já que a série entrou para o Guinness Book como “a série de filmes de terror de maior sucesso”.

A Bruxa

Com um terror psicológico para lá de amedrontador, A Bruxa fez muito sucesso quando foi lançado em 2016 por propôr um terror diferente daquele cheio de sustos que chegam a ser clichês.

O filme conta a história de uma família religiosa que foi expulsa de sua vila por não professar as mesmas crenças, passando a morar perto de uma floresta. O clima sombrio transmitido através da Direção de Fotografia é ponto fundamental.

Carrie, a estranha

Outro clássico de Stephen King, em que Carrie poderia viver só mais um drama adolescente, mas devido aos grandes poderes paranormais se torna um terror para lá de assustador. Sofrendo humilhações de colegas e de sua fanática mãe, Carrie mostra tudo o que é capaz. Apesar de ser um filme antigo, consegue assustar e deixa quem assiste com aquele arrepio na espinha.

O filme teve um remake produzido em 2013, mas não fez tanto sucesso, já que a produção original era muito boa e já agradava os fãs. Apesar de antigo, vale a pena assistir e se assustar com o original!

azarfilmeslistaSexta-feira 13terror