Com engenhoca de 1,5 tonelada, grupo chama atenção na praça do Festival de Inverno

Desde às oito horas da manhã deste sábado (28), a estrutura de uma engenhoca que pesa uma tonelada e meia chama a atenção das pessoas na Praça da Liberdade, no centro de Bonito. A montagem é para o espetáculo “Automákina” que será apresentado logo mais, às 18h, na programação da 19ª edição do Festival de Inverno.

Por incrível que pareça, o grupo “De Pernas Pro Ar”, de Canoas/RS, roda o Brasil com a peça no formato de teatro de rua, contrariando todos os padrões de simplicidade e pouca estrutura. Longe dos

palcos de teatro, que pedem cenários e preenchimentos, a rua já é recheada de elementos. Mas a “Automákina” veio para provar que na arte não existe padrões assim tão definidos que não possam ser contrariados.

O espetáculo conta a história de um construtor que passa anos construindo sua máquina e, assim, também constrói seu próprio universo.

Apesar de o espetáculo não ter falas, Luciano garante que a peça é extremamente musical. “É uma hora de ação física. E o mais bacana é que a peça abre para várias interpretações, do roteiro aos elementos da máquina”, pontua o ator.

A arte imita a vida

O personagem é vivido pelo ator Luciano Wieser, 52 anos, que conta que a dramaturgia e o personagem foram lapidados junto com a construção da engenhoca. No total, foram três anos de montagem, pesquisa e confecção.

“Tudo o que você constrói tem o seu DNA, a sua cara”, diz Luciano, em entrevista ao MidiaMAIS. Como a arte imita a vida, assim como na peça o personagem é quem constrói a máquina, foi o próprio ator quem montou cada pecinha da engenhoca gigante.

Quando a máquina ficou pronta, o espetáculo foi lançado, em 2009. E para Luciano foi como o nascimento de um filho. “Foi uma relação muito forte, cheguei a dormir dentro da máquina, tive que estudar cada pedacinho dela”, conta.

Depois de cada apresentação, o grupo volta para Canoas e a engenhoca vai direto para um galpão nos fundos da casa de Luciano, onde fica montada para os ensaio semanais. Para o grupo, “Automákina” é um espetáculo para a vida. Em turnê há 9 anos, Luciano sequer pensa no fim.

Festival de Inverno

O espetáculo “Automákina” será apresentado neste sábado (28), às 18h, na Praça da Liberdade, em Bonito. Ainda dentro da programação do Festival de Inverno, no domingo (29), o grupo “De Pernas Pro Ar” apresenta a peça “Lançador de Foguetes”, às 15h30, no CMU (Centro de Múltiplo Uso).

Consulte a programação completa do FIB clicando aqui.

A repórter Mariana Lopes está em Bonito  e cobre o 19º Festival de Inverno de Bonito a convite da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_