Sustentabilidade no Oscar 2020: confira as mudanças adotadas

Conhecida por suas extravagâncias, cerimônia muda alimentação e proíbe garrafas de plástico

Não é de hoje que muitas celebridades de Hollywood abraçam as causas ambientais. Frequentemente, atores e atrizes se posicionam sobre o assunto e participam de campanhas com foco nas mudanças climáticas e em defesa dos animais. A diferença é que agora isso não está mais ficando só no discurso.

Os últimos jantares de luxo e tapetes vermelhos também já começaram a repensar seus hábitos e a sustentabilidade é a palavra da vez, tanto nos looks dos convidados como nas produções dos eventos.

Léa Seydoux, com vestido Louis Vuitton, seda sustentável – Jane Fonda, repetindo o look – Joaquin Phoenix, terno 100% sustentável por Stella McCartney.

Festas não serão mais as mesmas

Os chefes do Globo de Ouro, do Critics’ Choice Awards e do Screen Actors Guild, eventos realizados em janeiro de 2020, deram a largada na tendência, servindo somente pratos veganos.

As mudanças refletem não só o pensamento de quem organiza os jantares. Mas também o ideal de muitos dos convidados, que não consomem alimentos de origem animal e, há algum tempo, solicitam a mudança dos menus.

O ator Joaquin Phoenix, um dos indicados ao Globo de Ouro por seu papel em Coringa, foi um dos porta-vozes do pedido e afirmou, em entrevista, que “consumir animais não é mais uma escolha pessoal justa.”

Phoenix também usou o mesmo black tie em todos os eventos de gala do ano passado, levando a discussão também para o universo da moda.

Em edições anteriores das premiações do cinema, algumas atrizes já haviam começado esse movimento, repetindo looks usados em outras aparições públicas, como forma de protesto.

Menu 70% vegano

Oscar 2020 ainda não foi 100% vegano

O cardápio da cerimônia do Oscar, que foi realizado no dia 9 de fevereiro de 2020, ainda não foi totalmente vegano — apenas cerca de 70%. Mas a organização do evento anunciou de última hora que o menu foi alterado e só foram servidos alimentos produzidos de maneira sustentável.

Outra mudança que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que realiza a premiação, foi a diminuição do uso de plástico. Não foram distribuídos copos e garrafas descartáveis durante o evento, eles foram substituídos por itens feitos de vidro.

Estilo de vida das celebridades estão mudando

Além de estarem aderindo à alimentação vegana ou, pelo menos, se preocupando com a origem dos alimentos que consomem, muitas celebridades de Hollywood também estão mudando os seus estilos de vida, com foco na sustentabilidade.

Há, por exemplo, quem esteja trocando os tradicionais jatinhos e aviões por carros híbridos e elétricos, para as viagens, e até por bicicletas, para o dia a dia. As formas de utilização de energia, reciclagem de lixo e consumo de moda também estão entre as mudanças adotadas pelas celebridades.

Muitos estúdios também já estão adaptando as suas rotinas com o foco na preservação ambiental. Alguns exemplos são a instalação de painéis solares para a captação de energia, a substituição de plástico por papel, a adoção de utensílios reutilizáveis e a redução do uso de veículos.

Se depender de Hollywood, vamos deixar um futuro melhor para as próximas gerações. E uma coisa que não podemos negar é que por lá circulam pessoas bastante influentes para criar e mudar tendências.

mudançasOscarsustentabilidade