Dia do Combate à Poluição: medidas necessárias para adotar durante o home office

Cuidados devem ser redobrados em tempos de pandemia

Na próxima sexta-feira (14) é celebrado o Dia do Combate à Poluição, e nesta data, que surgiu como um alerta às consequências da poluição ambiental, é necessário lembrar a importância de cuidar do meio ambiente. Com a chegada da pandemia do coronavírus, o home office virou opção de trabalho e medidas devem ser tomadas para evitar a poluição.

A analista de sistemas da Unimed CG Keila Cristina Terra Soares explica que se reinventar acabou se tornando parte de seu vocabulário desde o início da pandemia. Ela, que há quatro meses precisou trocar o ambiente de trabalho para a ilha da cozinha de sua casa, conta que sempre buscou ter bons hábitos para ajudar no combate à poluição.

“Não gosto de imprimir papéis, imprimo apenas o necessário, além disso quase não uso rascunho, e se preciso fazer anotação prefiro anotar tudo em um arquivo no computador ou no celular, para evitar ao máximo o uso de papel”, relata Keila.

A analista de sistemas ainda conta que pensar no meio ambiente não se restringe apenas a adotar bons hábitos quando o assunto é trabalho em casa, no dia a dia Keila também busca fazer a diferença. “Aqui separamos o máximo possível os plásticos, garrafas e as latas do lixo normal, colocamos tudo em sacolas separadas”.

Henrique Thome Baptista, também analista de sistemas na cooperativa, revela que “sempre reaproveito papéis, quando utilizo a impressora, e por algum motivo tenho que reimprimir algo, utilizo o verso em branco para fazer blocos de rascunho. Eu também deixo as janelas de casa abertas para aproveitar a iluminação natural praticamente durante todo o dia, e assim acabo evitando o gasto de energia desnecessário”.

“Saindo um pouco do ambiente de trabalho, quando vou realizar as compras do mês levo sacolas recicláveis para não utilizar as de plástico do mercado”, finaliza Henrique.

Quatro hábitos para adotar no trabalho 

Na rotina de trabalho, seja home office ou não, a Unimed Campo Grande separou quatro hábitos essenciais para adotar diariamente:

Materiais de escritório: Utilize materiais de escritório até que acabem e só depois adquira novos.

Caneca: Tenha uma caneca para usar no trabalho. Os copos plásticos nem sempre são separados e encaminhados para reciclagem.

Papel: Ajude a reduzir o consumo de papéis, imprima apenas se for necessário, e quando precisar imprimir utilize os dois lados da folha. (A média mundial de consumo de papel é de 58 kg por ano e cada pessoa consome, em média 0,6 árvores por ano).

Computador: Desligue o computador e tire-o da tomada quando não for usar mais. E se não puder desligar completamente, desligue pelo menos o monitor.

Como posso fazer minha parte no combate à poluição? 

Para cada cidadão, pessoa física, há medidas que, se seguidas por todos, podem ser efetivas no combate à poluição: 

  • Evite o uso de copos plásticos;
  • Recicle;
  • Separe o lixo orgânico do reciclável;
  • Separe o lixo limpo;
  • Evite o uso de sacolas plásticas;
  • Não despeje óleo de fritura na pia da cozinha. Sempre que puder, leve o óleo utilizado na cozinha para postos de coleta apropriados;
  • Reaproveite embalagens sempre que possível;
  • Não jogue o lixo em vias públicas;
  • Procure pontos específicos, e indicados, para descarregar eletrodomésticos e outros.
CoronavírusHome officeMeio Ambientemid1PandemiaPoluiçãoReciclagem