6 estampas de camisetas Tie Dye para fazer em casa

É mais fácil do que você imaginava, e uma maneira divertida de passar o tempo em casa durante a quarentena

Repaginar seu guarda-roupas e dar uma nova cara estilosa para roupas velhas é mais fácil do que você imaginava, e uma maneira divertida de passar o tempo durante a quarentena. Para isso, fizemos um tutorial com 6 estampas diferentes de Tie Dye para fazer em casa.

Tie Dye (amarrar e tingir, em tradução livre) é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas. Produzindo desenhos super coloridos, a técnica dá um toque divertido e descontraído aos looks e pode ser feita de maneira simples por qualquer pessoa.

 

A estampa é produzida há séculos pelas culturas asiáticas, africanas e americanas, e ganhou destaque, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970, ao ser apropriado pelo movimento hippie. Apesar das camisetas tie dye serem as mais populares, o tingimento pode acontecer em qualquer tecido ou roupa.

Você vai precisar de:

  • – Camisetas ou peças de algodão que você queira tingir;
  • – Tinta de tecido (de várias cores);
  • – Barbante e elásticos;
  • – Água e recipientes para cada cor que você queira usar;
  • – Um garfo

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a arte do Tie Dye, chegou a hora de colocar a mão na massa! Para isso, confira o passo a passo abaixo:

Prepare o tecido

Em primeiro lugar, é muito importante que a peça de roupa esteja limpa, sem nenhuma sujeirinha grudada, para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.

Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo.

Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes.

Tingimento

Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na camiseta. Se você preferir trabalhar com tintas de tecido, dilua-as em copinhos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto.

Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte divida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos.

Fixação

Após 30 minutos, é hora de fazer a fixação do corante para que as cores da peça durem por bastante tempo. No caso da tinta de tecido, essa etapa pode ser desconsiderada.

Para fixar, você pode utilizar um fixador de corante encontrado na mesma loja onde você comprou o pozinho. Contudo, caso queira economizar essa grana, é possível apostar em uma receitinha caseira que proporciona o mesmo resultado.

Em uma panela, ferva um litro de água e acrescente três colheres de sopa: uma de sal grosso, outra de vinagre branco e uma última de amaciante. Deixe o tecido repousando na solução por 10 minutos e retire da panela.

Finalizando o Tie Dye

Mantenha a peça de roupa em um local seco, bem ventilado e longe do Sol até que o tecido seque por completo.

Corte as amarras e lave o Tie Dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto.

Confira alguns tutoriais fáceis no Youtube que podem servir de inspiração para camisetas, ou outras peças, ainda mais estilosas e interessantes:

mid1modaTutorial