Matrículas para cursos de idiomas começam nesta quarta-feira

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa segunda-feira, 1º, a primeira chamada para novos alunos em turmas em andamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras. As matrículas dos convocados deverão ser feitas a partir desta quarta-feira, 3, até o dia 7 de março, por meio do Sistema de Matrículas do […]

Diego Alves Publicado em 02/03/2021, às 22h19

Reprodução - Reprodução

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa segunda-feira, 1º, a primeira chamada para novos alunos em turmas em andamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras.

As matrículas dos convocados deverão ser feitas a partir desta quarta-feira, 3, até o dia 7 de março, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS, seguindo as orientações publicadas na Central de Seleção (item Resultado e Matrícula).

Caso seja o primeiro acesso no sistema, o candidato selecionado deverá clicar em ‘Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso’. Será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado na inscrição.

Com o acesso ativado, é preciso fazer o login com o número do CPF, que deve ser utilizado também como primeira senha.

Ao acessar o sistema, o candidato será informado para qual curso e campus está apto a fazer a matrícula.

Depois de preencher o Questionário Socioeconômico, o candidato selecionado deverá atualizar ou corrigir, se preciso, seus dados pessoais e, em seguida, anexar os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o CPF do candidato;
documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso (ensino fundamental I – completo) ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
documento oficial de identificação com foto;
documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
uma foto 3×4 recente;
termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

Cenid – O Centro de Idiomas do IFMS (Cenid) ofereceu 326 vagas para turmas em andamento de cursos de idiomas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) para ingresso no primeiro semestre de 2021.

As vagas foram abertas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita por meio de sorteio eletrônico, realizado após os candidatos passarem por um teste de nivelamento.

As aulas terão início na próxima segunda-feira, 8, e serão oferecidas de forma remota, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais no IFMS. Uma retificação publicada nessa segunda-feira, 1º, alterou os dias das aulas de uma turma no curso de Inglês oferecido em Campo Grande.

Os cursos de idiomas buscam fomentar o processo de internacionalização do IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos Cursos de Idiomas do IFMS. (Informações da assessoria)

Mato Grosso do Sul IFMS Sorteio FIC CPF Ensino Fundamental LIBRAS Dourados Matrículas