Servidor da Agepen que contraiu coronavírus recebe alta e vai para isolamento domiciliar

Diagnosticado com Covid-19 atua na Penitenciária de Dourados; colegas de trabalho foram afastados preventivamente

Recebeu alta hospitalar e foi conduzido para isolamento domiciliar o policial penitenciário da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) que testou positivo par ao coronavírus (Covid-19). O caso foi confirmado nesta sexta-feira (22) pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), que, no mesmo dia, anunciou novas medidas para o enfrentamento da pandemia nas unidades prisionais –entre elas, a prorrogação até 6 de junho da proibição de visitas a internos.

Via assessoria, a Agepen explicou que, após ser confirmada a infecção, foi realizada reunião com o Corpo de Bombeiros, SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Vigilância Sanitária para definição das medidas a serem adotadas. A PED passou por nova desinfecção, serviço já realizado pela agência nas unidades prisionais.

Já os servidores que cumpriam plantão com o servidor infectado, com quem ele teve mais contato, foram afastados preventivamente das funções e ficarão sob observação, também sendo submetidos a testagem. A falta será coberta pelo pagamento de horas extras e servidores do expediente.

Os servidores da Agepen já trabalham com máscara de proteção e devem ter álcool 70% à disposição para higienizarem as mãos.

Também foram anunciados cuidados para a preservação da massa carcerária, a fim de evitar que a Covid-19 se espalhe pelo presídio. As medidas seguem orientações da equipe técnica especializada.

O caso em Dourados foi o segundo envolvendo servidores da Agepen: na Capital, uma servidora em férias foi diagnosticada com coronavírus, não havendo contato com servidores na unidade penal e que trabalha.

Agepenalta hospitalarcontraiu coronavírusservidor de Polícia Penitenciária