Reitor de universidade no Paraguai fala sobre importância da integração

Hoje, 20, foi realizada a palestra Zona de Integración del Centro Oeste de America Del Sur, como parte da programação do Seminário Internacional On-Line da UFMS. Ministrada pelo professor Mariano Adolfo Pacher Morel, reitor da Universidade Nacional de Canindeyú (Paraguai) e presidente da Zicosur Universitária (Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul), a palestra teve 55 espectadores e foi moderada pelo professor Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

Mariano abordou o trabalho da rede Zicosur e ressaltou a extrema importância da integração universitária internacional na região. “A Zicosur pretende constituir-se uma ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica, com o objetivo de fortalecer a integração regional, o intercâmbio de experiências de docência, investigação e extensão”.

Segundo Mariano, a rede também tem o objetivo de promover ações de forma integrada entre as universidades, a fim de facilitar o desenvolvimento sustentável dos diferentes setores econômicos, políticos, sociais, culturais e educativos na região; bem como contribuir com os setores públicos e privados na resolução de problemas regionais.

“A nossa intenção é a integração regional, unindo esforços em busca de metas comuns que atentem ao desenvolvimento, com maiores oportunidades a estas regiões que representamos. Portanto a Zicosur pretende constituir-se uma ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica”, pontuou.

Mariano também trouxe atenção ao grande potencial acadêmico da América do Sul e estimulou a união das universidades. “Muitas vezes, ao falarmos de internacionalização, geralmente nós que estamos ao sul do continente direcionamos os olhares para os Estados Unidos, Japão ou Europa. Contudo, na região da America do Sul existem universidades em que podemos encontrar pessoas de altíssima competência, conhecimento e gabarito que podem colaborar ao desenvolvimento sustentável desta região, que tem altíssimas riquezas”, ressaltou.

Hoje, a rede Zicosur Universitária agrega, ao todo, 37 universidades localizadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai. A rede foi constituída na cidade de Salta, na Argentina, no dia 6 de maio de 2005, e tem como objetivos fortalecer a integração regional e o intercâmbio de experiências de docência, investigação e extensão.

Seminário Internacional

O Seminário Internacional On-line da UFMS, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, é organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova). (Informações da assessoria)

ArgentinaBolíviaEstados UnidosEuropaGabaritoJapãoParaguaiPodemosUFMSUniversidade