Com 10 novos casos de coronavírus e reabertura de turismo, Bonito faz apelo para moradores

Secretaria de Saúde do município pede para moradores manterem isolamento social e cuidados contra doença.

A secretaria de Saúde de Bonito, a 295 quilômetros de Campo Grande, divulgou nesta sexta-feira (3) um alerta aos moradores para manter o isolamento social e cuidados contra o coronavírus. Com registro de 10 novos casos nesta semana, que também antecede a abertura do turismo na região, e o maior fluxo de pessoas no município.

Conforme prefeitura municipal, os novos casos foram registrados de segunda-feira (29) até hoje. Segundo a secretária de Saúde do município, Lívia Maria, a maior parte dos pacientes são jovens de até 35 anos, onde algum familiar havia sido diagnosticado com o vírus.

“Todos estão em isolamento domiciliar e sem sintomas graves. É muito importante destacar que nenhum deles está relacionado a abertura do turismo, mesmo porque ela está acontecendo de forma mais intensa agora, mas é fundamental que tenhamos um controle ainda maior com nossa saúde, para evitar novas contaminações”, disse.

O secretário de Turismo, Augusto Mariano, ressaltou que a abertura do turismo local representa a maior parte do faturamento de renda dos moradores, e o descumprimento das medidas para evitar o avanço da doença pode prejudicar o setor.

“Nós precisamos lembrar que o turismo representa 50% do PIB do nosso município e que durante esses 100 dias fechados nós perdemos algo em torno de R$ 50 milhões. Não estamos colocando a economia acima das vidas. Nós temos a preocupação real de todos os envolvidos, com sete protocolos de biossegurança para receber os visitantes de forma segura. Nada será feito de forma irresponsável e precisamos do envolvimento da população para que isso de certo e cidade volte às atividades sem nenhuma perda. Os índices têm subido porque o próprio cidadão não quer respeitar as determinações do decreto e é importante que isso fique claro.”

O município já soma 87 casos confirmados, 60 pacientes recuperados, 19 suspeitos e 104 descartados.

Coronavíruscot1Isolamento SocialPIBPrefeitura de Campo GrandeSaúde Pública