Após nova onda de infectados por coronavírus, cidade de MS faz blitz e higieniza ruas

Local de morada das duas primeiras vítimas fatais da Covid-19, Batayporã chegou a 40 casos positivos e registrou mais um óbito

Após registrar uma “segunda onda” de casos de coronavírus e seu terceiro óbito pela doença, a Prefeitura de Batayporã –a 312 km de Campo Grande– anunciou uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. As ações mais recentes incluem de blitze de prevenção à ações de higienização pela zona urbana da cidade.

Batayporã foi lar das duas primeiras vítimas fatais da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Contudo, após o surgimento dos primeiros casos, foram semanas sem novas notificações, até que a doença voltasse a registrar avanço considerável de infectados e um terceiro óbito, anunciado na quinta-feira (2). Nesta sexta (3), boletim da Secretaria de Estado de Saúde totalizou 40 casos confirmados na cidade.

Na noite de quinta-feira, uma blitz educativa visando a fiscalizar o cumprimento de decretos municipais, como o de toque de recolher, bem como a conscientização da população para manter o isolamento social e cuidados necessários na pandemia, percorreu pontos estratégicos de diferentes bairros a fim de evitar aglomerações.

A intenção, segundo a secretária Marcela Leite (Saúde), é intensificar os trabalhos para cobrar o isolamento social. Coincidentemente, na mesma quinta-feira, Batayporã foi a cidade do Estado com pior taxa de recolhimento domiciliar (apenas 26,9% da população acatou a recomendação para ficar em casa, evitando contágio ou disseminação do coronavírus).

Durante a ação, um estabelecimento comercial foi lacrado por reincidir na abertura em horário proibido. O delegado de Polícia Civil Felipe Davanso Mendonça informou que o local ficará fechado por 3 dias até o proprietário regularizar a situação dos alvarás.

Nesta sexta, a prefeitura colocou equipes na rua para higienizar espaços públicos, a partir dos locais de maior circulação de pessoas. Centro, Vila Cantidiano Duarte e Vila Nídio Boffo foram os locais visitados pela equipe do Departamento de Serviços Urbanos, que utilizou solução de hipoclorito de sódio para sanitizar os espaços. Os bairros Nova Era, Antônia Nantes, José Mustafá e Maria Gonçalves da Silva serão os próximos a receberem o serviço.

alvaráblitzblitzeCoronavírusCovid-19FecomércioIsolamento SocialMato Grosso do SulMorte a EsclarecerMSnotificaçõesPandemiaPolícia CivilPrefeitura de BatayporãPrefeitura de Campo GrandeSaúde PúblicaToque de Recolher