Após 21 suspeitas de sarampo, Campanha de Vacinação é prorrogada mais uma vez na Capital

A campanha segue até o próximo domingo (26)

A Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada mais uma vez em Campo Grande. A campanha segue até o próximo domingo (23) para atingir a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos.

Até então, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) já notificou 21 casos suspeitos de sarampo, mas a maioria foi descartada. Apenas o caso de uma criança de três anos ainda é investigado. Segundo balanço, até a última sexta-feira (14), 6,6 mil crianças ainda precisaram ser vacinadas. A cobertura vacinal estava em cerca de 86% até o último balanço.

Para vacinar as crianças, os responsáveis devem ir até uma das 68 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

Já no sábado (22) e domingo (23), a quatro unidades estarão abertas para vacinar: CRS (Centros Regionais de Saúde) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila. Os locais vão funcionar das 6h15 às 17h45, com intervalo para o almoço.

A Sesau informa que, mesmo que a criança já tenha recebido as doses das vacinas no passado, precisa tomar outra dose durante a Campanha para garantir a imunização contra as doenças. Os pais e responsáveis devem comparecer às unidades de saúde com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.

O Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

(Com informações da Sesau)

campanha de vacinaçãopoliomielitesarampo