Midiamax
BUSCA: 
 Capa

 Últimas Notícias

 Pimenta no Reino

 Bastidores

 Transparência

 Política

 Polícia

 Emprego

 Tecnologia

 Esportes

 Geral

 Mundo

 Brasil

 Agronegócio

 Economia

 Cultura

 Cinema

 Entretenimento
Articulistas






Espaço do Leitor
Espaço do leitor
Blogs
 Alex Fraga

 Ana Cavalheiro

 Cozinha de Raízes

 Eugênia Amaral

 Falo Blogo Escrevo

 Festas e Eventos

 João Campos Online

 Papo de Pregão
 Fernando Soares
Mais Lidas
01 Estado pode ter 'tempestades destrutivas' e nova mudança climática já atinge a Capital

02 'Ex-bernaldete' se aproxima de Olarte, cogita cargo na Prefeitura e revolta ex-aliados

03 Reviravolta: Justiça afasta vereador que havia tirado prefeito do cargo dias atrás

04 PF realiza em Campo Grande leilão de veículos com valores entre R$ 600 e R$ 12 mil

05 Uso de poços artesianos na Capital pode ser liberado com derrubada de decreto

Acesso Fácil
Faça da Midiamax sua página inicial

08/02/2013 13:39

História e Geografia de Campo grande são apresentadas em livros didáticos

Aumentar texto Diminuir texto

Assessoria/WM


Divulgação
Livros serão destinados a alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental

Campo Grande tem peculiaridades que não existem em nenhuma outra capital do Brasil: localizada em uma região em que se é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem, temos uma natureza rica em árvores centenárias com diversos tipos de aves que podem ser encontradas somente em florestas e uma cultura rica em costumes que se incorporam à vida de cada habitante.

O que muitos não sabem é que a geografia e história da nossa Cidade Morena também têm diversas peculiaridades que não encontramos em qualquer livro. Por exemplo, você sabia que por aqui há três tipos de solos originais e que o Aquífero Guarani passa por baixo da cidade?

Ou que a cidade começou a nascer em 21 de junho de 1872 quando José Antônio Pereira se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosa e Segredo - onde hoje é o Horto Florestal?

Com a proposta de levar mais conhecimento sobre as características da nossa Capital, a Editora Alvorada lançou livros que auxiliam na alfabetização dos alunos de MS. Em “Geografia de Campo Grande 3º Ano” conceitos como espaço, lugar e paisagem são abordados. A obra retrata a paisagem natural e humanizada, o ser humano e as relações sociais, recursos naturais, espaço rural, espaço urbano, integração entre o campo e cidade, como se orientar, e as regiões urbanas do município de Campo Grande.

Na sequência de estudo, “Geografia de Campo Grande 4º Ano” ampliam o conhecimento e a compreensão do educando. O livro traz temas como formação histórica e cultural da cidade, organização político-administrativa, localização, meios de produção no campo, indústria, comércio e prestação de serviços, crescimento desordenado da cidade, transporte, áreas verdes e problemas ambientais.

Sem deixar o contexto histórico de lado, “História de Campo Grande 3º Ano” busca guiar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a descobrir curiosidades e fatos que formaram Campo Grande. O livro convida o aluno a viajar pela história, cujo ponto de partida é a chegada do fundador da cidade José Antônio Pereira e se encerra com os dias atuais, momentos dos quais as crianças, famílias, vizinhos, escola e comunidade fazem parte.

Serviço: Os livros “Geografia de Campo Grande 3º Ano”, “Geografia de Campo Grande 4º Ano” e “História de Campo Grande 3º Ano” podem ser adquiridos na loja da Editora Alvorada, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 623, ou pelo site: www.editoraalvorada.com.br/lojavirtual

Comentários (1)

08/02/2013 15:17
Giuliano
Infelizmente parece que a única maneira de conhecermos a nossa história é através de imagens em livros. Pois o que ainda resiste de "concreto" logo logo dará espaço a estacionamentos ou outro tipo de obra. Lamentável o que foi feito e ainda fazem com nossa história.

14h20
Na 2ª semana, grupos de MS, SC e BA são atrações da Bienal de Teatro
12h06
MS Street Dance Fest começa na quarta-feira em Campo Grande
Charge do dia
Charge
Galeria
Revista Cultural MS
Artigo do dia
Ruben Figueiró
Casas de tolerância
Entrevista
Prefeito rebate críticas e diz que tem de resolver até o que é atribuição do Estado