Você está aqui

WhatsApp agora deixa usuário de Android baixar de novo arquivo que já tinha apagado

Nova função pode ajudar quem tem pouco espaço no celular e deleta arquivos sem querer

O WhatsApp acaba de ganhar uma nova função que pode salvar a vida de quem tem um smartphone Android com pouco espaço de armazenamento: a partir da versão 2.18.110 do aplicativo para Android, é possível baixar de novo um arquivo de mídia ou documento que, por ventura, já tivesse sido baixado e excluído do celular do usuário. 

Antes, isso só era possível caso a mensagem que continha o arquivo tivesse sido enviada nos últimos 30 dias – segundo os testes feitos pelo site WABetaInfo, especializado em divulgar novidades do aplicativo de mensagens, é possível resgatar arquivos enviados em mensagens há dois ou três meses. 

A princípio, parece uma alteração simples – e uma função que pode ajudar muito quem quiser recuperar aquela foto apagada sem querer. 

Mas é mais que isso: até aqui, o WhatsApp sempre divulgou que não armazenava as mensagens de seus usuários em seus servidores – só o fazia temporariamente, enquanto ela era transmitida de um smartphone a outro. Agora, porém, parece bastante plausível que a empresa esteja armazenando arquivos em seus servidores, nem que seja para fins de backup – os dados, diz o WABetaInfo, seguem criptografados de ponta-a-ponta. Procurado pelo Estado, o WhatsApp ainda não respondeu às solicitações da reportagem. 

Há ainda um detalhe importante: os arquivos só podem ser recuperados se o usuário não tiver deletado a mensagem original – apenas os arquivos mesmo, da forma como apareciam na pasta do WhatsApp do smartphone. Por enquanto, a função está disponível apenas no sistema operacional Android – não é difícil imaginar, porém, que ela chegue logo ao iOS. 

Tópicos