Você está aqui

Dia do Pantanal é comemorado nesta quinta-feira

Data foi criada em homenagem a ambientalista

  • Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo (Divulgação)

O Dia do Pantanal é comemorado nesta quinta-feira (12). A data foi aprovada em 2008 pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, conhecido como Francelmo. Em 2005, o ambientalista ateou fogo ao próprio corpo como forma de protesto durante um movimento  no Centro de Campo Grande, contra a implantação de usinas de álcool e açúcar no planalto da Bacia do Alto Paraguai.

O Pantanal está localizado em sua maior parte na região Centro-Oeste do Brasil e compreende uma extensão de mais de 158.592 quilômetros marcados por variadas elevações, como chapadas, serras e maciços, além de grandes rios cortando a planície, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai.

De acordo com a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), em  2000, o Pantanal foi reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta. Maior área úmida continental do mundo, o Pantanal ocupa parte dos estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai.

Uma das maiores cidades pantaneiras, Corumbá é classificada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, e recebe em média 214 mil turistas ao ano. Em fevereiro de 2015, o Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo. A votação, promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, teve a participação de internautas do mundo todo durante quatro semanas. Mas aos que buscam descanso e contemplação da natureza, esse também é um dos destinos brasileiros mais procurados pelo turismo nacional e internacional.

Tópicos