Você está aqui

Projeto de senador de MS incentiva contratação de idosos

Empregador poderá fazer dedução na contribuição social.

Apresentado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), um projeto de lei estabelece incentivos às empresas que contratarem pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com a proposta, o empregador poderá deduzir da contribuição social paga ao governo valor equivalente a um salário mínimo para cada semestre de contrato de trabalho vigente de empregado contratado nessa faixa etária. Ele poderá ainda poderá deduzir da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido o total da remuneração paga ao funcionário.

O objetivo é permitir que os idosos continuem trabalhando ou retornem ao mercado. “O projeto é importante porque as pessoas com mais de 60 anos têm muita experiência profissional acumulada, além da experiência de vida, que proporciona bom senso e serenidade, fundamentais na hora de resolver os problemas do dia a dia”, diz o senador.

“As empresas não podem abrir mão desse conhecimento. Uma prova disso é que, nos grandes conglomerados empresariais, os idosos são maioria nos Conselhos de Administração, instância maior, que decide os rumos da corporação”, acrescenta.

O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e deve chegar ao Plenário no segundo semestre.

Tópicos