Você está aqui

VÍDEO: DOF desobstrui estrada em fazenda ocupada por indígenas

Equipes estiveram em fazenda ocupada em Antonio João

  • Fazenda Primaveira está ocupada por cerca de 50 índios, a maioria mulheres e crianças, desde terça-feira (25).(Foto: DOF)
  • De acordo com o Departamento, tudo foi resolvido de forma pacífica: os índios atenderam a solicitação e abriram passagem. (Foto: DOF)

Equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizaram a desobstrução de estrada bloqueada por índios na tarde desta quarta-feira (26), em Antônio João, a 279 quilômetros de Campo Grande.

A Fazenda Primaveira está ocupada por cerca de 50 índios, a maioria mulheres e crianças, desde terça-feira (25). Os indígenas quebraram mata burro que dava acesso a outras três fazendas, obstruindo a passagem dos fazendeiros e produtores rurais.

A pedido de secretario municipal, equipes do DOF se deslocaram até o local. De acordo com o Departamento, tudo foi resolvido de forma pacífica: os índios atenderam a solicitação e fizeram o mata burro novamente.

Confira vídeo gravado por produtor rural enviado para o Midiamax

O DOF declarou que não tem permissão para mediar o conflito pelo fato do empecilho ser de atribuição federal. O atendimento teria sido paliativo.

Informações desencontradas

Sem equipes no local nesta noite, o DOF teria recebido informações desencontradas de que produtores rurais teriam interditado região de fazendas nas proximidades de Antônio João após ouvirem que mais índios chegariam de ônibus para ocupar novas propriedades.

O DOF se deslocará novamente para Antônio João na quinta-feira (27) para acompanhar o caso de perto.

Tópicos